por Bruna Bittencourt

Site Urban Jungle Blogger reúne pessoas que gostam de ter (muita) planta em casa

"Você sabe que se trata de um urbanjungleblogger quando manda para alguém a mensagem: 'Quais são suas plantas para o fim de semana?'", ri Judith de Graaff. Ao lado de Igor Josifovic, ela criou, no fim de 2013, o Urban Jungle Bloggers, um site dedicado pra quem cultiva (pra valer) plantas em casa. Na conta da dupla no Instagram, munida por fotos de seus seguidores, o verde toma conta de quartos, salas e até banheiros. "Talvez a gente veja o mundo mais verde do que ele é, mas achamos que há mais pessoas cultivando plantas em casa atualmente", eles dizem.

Ter plantas de interior vai bem além da mera decoração. "Muitas têm características purificadoras que limpam o ar que respiramos de várias toxinas. Elas também liberam oxigênio fresco, que nos ajudam a concentrar, relaxar e dormir melhor, tornando nosso ambiente mais saudável. Cuidar delas também é uma atividade muito relaxante: regar, podar e checá-las com frequência nos acalma", garantem Judith e Igor.

LEIA TAMBÉM: A suíça Urban Farmers busca edifícios para implantar suas fazendas urbanas em São Paulo

A dupla se conheceu por meio de seus blogs: Judith comanda de Paris o joelix.com, e Igor assina, entre a capital francesa e Munique, na Alemanha, o Happy Interior Blog, voltados a design e decoração. Os dois se encontraram em Paris e perceberam que tinham uma paixão em comum: morar cercado por plantas. "Decidimos começar uma série mensal em nossos blogs em que abordaríamos um tópico verde. Logo após o primeiro post, tivemos uma resposta muito grande de nossos leitores. Muitos queriam participar, e assim nasceu o Urban Jungle Bloggers." A rede reúne blogs sobre plantas, que vão de tendências a cuidados. Já são 1.700 endereços cadastrados.

LEIA TAMBÉM: As plantas alimentícias não convencionais, PANCs, são facilmente encontradas na natureza e podem ser introduzidas na alimentação diária

O site, que já fez parcerias com marcas como Ikea e Pinterest, também virou livro em setembro de 2016, com versões em inglês e alemão. Nas páginas, Judith e Igor apresenta cinco "casas verdes" pela Europa, projetos de decoração de 18 blogueiros e o perfil de dez plantas populares com dicas de cuidado e curiosidades.

Entre o espaços públicos, andam fascinados com os jardins botânicos de Cingapura, além de cidades como Paris, Berlim, Amesterdã, Londres e Madri. "Na maioria dessas cidades você encontra lojas de plantas maravilhosas. Todos os fins de semana nós compartilhamos alguns de nossos endereços favoritos em nossa conta Instagram." Mas, se você quer cultivar um jardim indoor, Judith e Igor aconselham começar em doses homeopáticas:  "Não vá comprar uma selva inteira de uma vez: você pode se sentir sobrecarregado ou ficar decepcionado, se fracassar. Comece pequeno e aumente seu jardim aos poucos enquanto você se acostuma a viver com plantas." Também é importante escolher plantas que se encaixam no seu estilo de vida. "Se você não tem tempo ou viaja muito, não deve comprar espécies que dão muito trabalho."

Por último, mas não menos importante: "Informe-se sobre as plantas que você tem. Dê um Google e aprenda sobre o que elas querem e precisam".

LEIA TAMBÉM: Iniciativas que recolhem lixo orgânico em casa começam a se espalhar pelo país

Créditos

Imagem principal: Marissa Sherman / Instagram

matérias relacionadas