por Luiz Filipe Tavares

Torneio de desenho ao vivo chega à sua décima edição reinventando o cartum

Pegue um grupo de desenhistas muito talentosos com poder de improviso digno de atores de teatro, reúna a uma plateia enlouquecida, shows ao vivo e prêmios em dinheiro. Coloque todos diantes de uma tela branca em cima do palco, sugira um tema, marque um tempo para o desenho começar e depois mude todas as regras que valiam até então. Esse é o Super Art Fight.

Criado em 2008 por um grupo de artistas cansados da mesmice, o torneio de desenho chega à sua décima edição no dia 22 de abril, com uma turnê comemorativa pelos Estados Unidos. A tour contará com shows do ídolo do nerdcore americano, Mc Lars, e com a reunião dos maiores desenhistas que já passaram pelos palcos dos campeonatos, sempre à mercê da temida Roda da Morte. 

Calma, não é nada disso que você está pensando. A Roda da Morte é um programa de computador criado pelo pessoal do Super Art Fight para sortear temas aleatórios sugeridos pela plateia enquanto os desenhistas se enfrentam no palco, forçando os competidores a incluirem em seus desenhos os temas que são sorteados a cada cinco minutos. Assim, os rivais tem que trabalhar com novos problemas aparecendo constantemente, o que torna o campeonato sempre mais interessante.

Veja o vídeo abaixo e entenda como é que a disputa na tela funciona.

 

As regras

Os talentosos artistas se enfrentam sempre em batalhas de 30 minutos dividindo uma mesma tela branca com os mesmos materiais. Antes do início do combate, cada um recebe um tema que servirá de ponto de partida para seu desenho, até que começa o frenesi da Roda da Morte e os novos temas começam a aparecer . Os temas aleatórios são sugeridos aos 5, 10, 15, 20 e 25 minutos de cada batalha e podem ou não ter qualquer relação entre si.

Durante a competição, cada artista é encorajado a "atacar" (sem vandalizar) a obra de seu oponente, completando um pedaço que foi deixado inacabado pelo rival ou até subvertendo um sentido original do desenho ao uní-los com outras linhas de outras figuras que já estão na tela. Ao fim dos 30 minutos, a plateia decide o vencedor fazendo mais barulho para seus favoritos.

Logo abaixo você pode ver um vídeo promocional do Super Art Fight 8 que mostra bem o clima da competição. No alto da página você vê uma coleção de alguns dos destaques desse inigualável torneio de arte ao vivo. 

 

matérias relacionadas