por Luiz Filipe Tavares

Miles Daisher é o pai da modalidade que mistura caiaque com paraquedismo

Miles Daisher, é sinônimo de esportes de ação no estado americano de Idaho, com centenas de saltos de paraquedas, base jump e skysurf no currículo. No ano passado ele inovou ao se tornar o primeiro homem a saltar de um avião montado em um caiaque, façanha que realizou já com 40 anos de idade.

O salto de 3,9 mil metros do paraquedista termina de forma apoteótica, no lago Tahoe, em Sierra Nevada, nos Estados Unidos, a uma velocidade superior a 80 km/h.

Os primeiros saltos de caiaque eram realizados a partir de uma ponte de 180 metros de altura na Califórnia para treinar o movimento e a queda sobre a água. Depois de um ano praticando desse jeito, ele  finalmente conseguiu permissão para se lançar de aeronaves usando o caiaque.

Segundo Daisher, o salto com caiaque tem algumas peculiaridades. Em primeiro lugar, requer um equilíbrio maior do paraquedista, para que ele não fique girando em torno do caiaque. Em segundo lugar, é preciso acionar o pára-quedas mais cedo, por segurança. E como o caiaque cria muita resistência contra o ar, a velocidade da queda é quase 20% inferior ao normal.

(Via Laughing Squid)

fechar