por Luiz Filipe Tavares

Documentário costura história da cena da Capital desde a gênese até os dias de hoje

Estreia no próximo dia 21 de outubro em oito grandes cidades brasileiras o documentário Rock Brasília - A Era de Ouro, que amarra toda a história das bandas brasilienses que surgiram na cola do seminal Aborto Elétrico e que transformou toda uma geração primeiro nos limites do Distrito Federal e depois de todo o território nacional, quando a Legião Urbana puxou a fila da invasão candanga nas grandes mídias do Sudeste.

Dirigido por Vladimir Carvalho, Rock Brasília será exibido em grande circuito nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Campinas, Santos e, claro, na capital do País. O filme conta com depoimentos de Renato Russo, Herbert Vianna e Bi Ribeiro (dos Paralamas do Sucesso) , Philippe Seabra e André X (da Plebe Rude), Caetano Veloso, Bernardo Mueller, Hermano Vianna, Fê  e Flávio Lemos (do Capital Inicial) ao lado do pai Briquet de Lemos, Dado Villa Lobos, Marcelo Bonfá e mais uma avalanche de nomes ligados à explosão do rock do Centro-Oeste no final dos anos 70.

Mais do que comentar mais uma vez todos os passos da Galera da Colina desde os primeiros encontros com o punk até a criação do Aborto Elétrico, Rock Brasília chega para apresentar os contextos. Terceira e última parte da "trilogia" do diretor sobre a cidade (que já contou com os docs Conterrâneos Velhos de Guerra (1991) e Barra 68, de 2000), o filme apresenta os detalhes mais pessoais da relação entre as pessoas que fizeram tudo isso acontecer, com participação das famílias, comentários de quem viu de fora o crescimento dessa cena e de muita gente que também foi tomada de assalto pela geração 80 do Planalto Central.

Destaque para as muitas imagens inéditas e contundentes de Renato Russo. O ícone maior dessa geração fala sobre os primeiros passos na música, os encontros com as outras bandas, as primeiras turnês e até o fatídico show no Estádio Mané Garrincha, quando o vocalista da Legião Urbana teve de lidar com ânimos exaltados da plateia e até com uma invasão de palco que botou um ponto final no evento. Um triste fim para uma ocasião que deveria ser uma imensa celebração da volta da legião para seu berço.

Com pré-estreia e comemoração especial marcada para 4 de outubro em São Paulo, o filme já foi muitíssimo elogiado em sua estreia no Festival de Paulínia e foi aplaudido de pé pela plateia em sua primeira exibição no DF. Rock Brasília - a era de ouro é um relato fantástico, extremamente bem amarrado e com depoimentos emocionantes sobre um dos momentos mais vibrantes do rock n' roll nacional. Essencial para quem é fã da Legião, do Capital e da Plebe, o filme também é uma ótima pedida para quem gosta de um bom documentário, independente do assunto que explora.

Veja o trailer abaixo:

Vai lá: www.rockbrasilia.net
www.facebook.com/rockbrasiliadoc 

matérias relacionadas