por Luiz Filipe Tavares

Exposição em NY e SP marca os 10 anos do atentado às Torres Gêmeas do World Trade Center

Com curadoria do jornalista Fernando Costa Netto, a exposição PIIOTOS WTC 1973 - 2011 acontece simultaneamente no Espaço +Soma em São Paulo e na 1500 Gallery de Nova York. A mostra reúne trabalhos de 22 fotógrafos brasileiros e sua visão sobre as grandiosas Torres Gêmeas do World Trade Center, alvos do atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, que completa 10 anos no próximo mês. Entre os destaques da exposição estão os fotógrafos Bob Wolfenson, Claudio Versiani, German Lorca, Lufe Gomes, Paulo Vainer, Roberto Linsker, Walter Nicolau e Victor Andrade e Ali Karakas.

A exposição rola em São Paulo com entrada franca entre os dias 1 e 17 de setembro. Em Nova York, a mostra fica em cartaz entre os dias 7 e 17 do mesmo mês, marcando também na "big apple" as homenagens desse terrível episódio de nossa história recente. A grande maioria das imagens foi tirada antes dos atentados, o que amplia o clima de nostalgia e de respeito aos prédios considerados símbolo do progresso e do bem-estar político e econômico dos Estados Unidos.

"Minha relação com Nova York é a de um paulistano que gosta de uma cidade irmã", afirmou o curador Fernando da Costa Netto em entrevista à Trip. "Nova York representa para a América do Norte o que São Paulo representa para a América Latina: é uma cidade mutante, que vive se transformando, se reinventando e que abriga muito bem pessoas do mundo todo. É uma cidade que integra todos os povos e faz com que as pessoas respeitem seu código de conduta. A ideia é toda uma reverência da fotografia brasileira à cidade de Nova York e esse foi o principal critério de seleção das fotos."

"Esse projeto tem um caráter de homenagem, de reverência e de união entre São Paulo e Nova York", continuou o curador. "Foi uma oportunidade bem legal, que eu não queria deixar passar de forma alguma. São fotos que não foram tiradas de forma séria, jornalística. São imagens de fotógrafos que foram lá e deram um, dois, quatro cliques. A imensa maioria das fotos foi feita assim e isso mostra o olhar cirúrgico dos nossos fotógrafos."

 

Vai lá: Exposição PIIOTOS WTC 1973 – 2011 (SP)
Quando:
 De 01 a 17 de setembro 
Onde: Espaço +Soma - Rua Fidalga, 98 - São Paulo 
Quanto: Grátis

Vai lá: Exposição PIIOTOS WTC 1973 – 2011 (NY)
Quando:
 De 07 a 17 de setembro 
Onde: 1500 Gallery - 511 West 25th Street #607, Nova York
Quanto: Grátis

matérias relacionadas