por Roger Bong

Blogueiro lista 10 álbuns imperdíveis para sacar a influência da música negra no Havaí

Quando se pensa em música havaiana, as mentes se enchem de sons gentis de ukulele, violão de colo, baixo duplo e guitarra slack key. Todos imaginam cantores falsetto e dançarinas hula gingando nas palmeiras enquanto um por-do-sol brilhante enche o céu. Mas isso é a música havaiana para a maioria das pessoas no mundo. Assim como o Brasil, o Havaí também é lar de grandes artistas.

Todas essas imagens são reais. Você encontrará performances tradicionais em Waikiki qualquer noite da semana. Mas a maioria desconhece o lado B, os sons urbanos que serviram de combustível às baladas de Honolulu nos anos 70 e 80. Dance music de artistas R&B como Earth, Wind & Fire, Herbie Hancock e Tower of Power inspiraram um tipo diferente de vida noturna nas ilhas. As pessoas queriam agito, e os novos mestres do groove do Havaí trouxeram alguns dos sons mais funk já ouvidos nas ilhas Havaianas.

É hora de repensar a música havaiana. Na galeria abaixo está sua introdução, trazido a você pelo blog de grooves raros Aloha Got Soul.

(*) Roger Bong é criador do blog havaiano Aloha Got Soul e também escreve para o Coletivo ACTIONColetivo Action é um site especializado em cultura negra e sua equipe colabora quinzenalmente com o site da Trip. Seu twitter é o @coletivoaction

matérias relacionadas