por Bruna Bittencourt

Anda perdido entre tanta música oferecida pelos serviços de streaming? Há um universo de rádios online a ser explorado, com programas comandados por Iggy Pop a Mike D (Beastie Boys)

Graças aos serviços de streaming, nunca tivemos tanta música à nossa disposição. Mas não é difícil se sentir perdido entre os milhões de opções oferecidas pelo Spotify, Deezer e cia, ou acabar insistindo sempre nos mesmos discos e artistas. Se você não é muito fã das playlists criadas automaticamente por essas plataformas, há um mundo de rádios online a serem exploradas que vão do hip hop à eletrônica e contam com apresentadores do naipe de Iggy Pop (BBC Radio 6) e Elton John (Beats 1, da Apple Music). Há até uma premiação voltada as rádios por streaming, criado pela Mixcloud, que chega a 30 categorias. A seguir, Trip sugere cinco programas e rádios para você incluir na sua lista de favoritos:  

Iggy Confindential/BBC Radio 6

Toda sexta, às 19h (no horário britânico), Iggy Pop faz as vezes de apresentador durante duas horas para a rádio inglesa, mas direto de seu estúdio nos Estados Unidos. Econômico nos comentários e eclético em suas escolhas, ele une no programa velhos e novos nomes: mistura no mesmo episódio Ty Segall e Bob Dylan, François Hardy e Portishead -- já tocou os brasileiros Ava Rocha e Negro Leo. "Vou pensar em mim como um bartender atmosférico", disse na estreia do programa, no início de 2015. Se você não conseguir ouvir Iggy ao vivo, a Radio 6 disponibiliza os dois últimos episódios do programa para escutar em qualquer horário.

Mike D, The Echo Chamber/Beats 1

Desde julho do ano passado, o Beastie Boy comanda um programa quinzenal na rádio da Apple Music onde toca o que gosta, de Jorge Ben a DJ Shadow, passando por Rihanna. Recebe convidados como Nancy Whang (LCD Soundsystem) e Kim Gordon (Sonic Youth) e, vez ou outra, toca com eles -- caso dos canadenses do BadBadNotGood. Além de Mike D, a Beats 1 conta com um time de peso à frente de seus programas: Jehnny Beth (Savages), Elton John, Pharrell Williams e 2ManyDJs. 

Morning Becomes Ecletic/KCRW

Entre as melhores vozes do rádio, Jason Bentley ocupa as manhãs da KCRW (rádio de Los Angeles, transmitida do campus da Santa Monica College) com um programação eclética, que vai Rodrigo Amarante a Tears for Fears, entre artistas conhecidos e outros emergentes. Mas a cereja do bolo são as apresentações ao vivo no programa, que já recebeu do indie rock de Mac DeMarco à eletrônica de Underworld, além de entrevistas com nomes como A Tribe Called Quest, disponíveis em episódios na página do programa.

The Do!! You!!! Brakfast Show/NTS Radio

Apresentado por Charlie Bones -- que é fã de música brasileira --, o programa transmitido nas manhãs londrinas é o mais popular da rádio on-line inglesa. "Feita por amantes da música para amantes da música", a NTS foi cofundada por Femi Adeyemi (um dos criadores do Boiler Room, site que transmiste sets de DJs pela internet). Desde lá, só cresceu: tem estúdios em Manchester, Los Angeles, realiza transmissões de mais de 30 cidades pelo mundo e oferece um cardápio extensivo de programas, focado em música alternativa. O badalado produtor de música eletrônica Nicolas Jaar já comandou um set ao vivo de seis horas para a rádio. 

LEIA TAMBÉM: Cavando fundo na cena da música independente

Via Brazil/The Red Light Radio

Na última quinta-feira do mês, dois pesquisadores holandeses apaixonados por música brasileira (Antal Heitlager e Jorn Konijn) tocam de Trio Ternura a Caetano Veloso ou apresentam especiais temáticos como o dedicado a artistas mineiros no Via Brazil, programa 100% dedicado à sonoridade nacional da Red Light. Voltada à música underground, a rádio on-line sediada em Amsterdã traz um mix de DJs locais e estrangeiros e já recebeu em seu estúdio a dupla paulista Selvagem. Na edição brasileira do festival holandês de música eletrônica Dekmantel, em fevereiro passado, a Red Light ganhou um palco em parceria a Na Manteiga, que transmite sets de DJs em São Paulo e concorreu na categoria de melhor rádio latina na última edição do Online Radio Awards. 

Créditos

Imagem principal: Wikimedia Commons

matérias relacionadas