Dormindo nas alturas

por Piti Vieira
Trip #251

O escalador profissional e cineasta americano Cedar Wright dá dicas do que é preciso para dormir tranquilo e pendurado em uma rocha

Quando estão trabalhando em uma rota (a via por onde vão subir, que, às vezes, demora anos para ser finalizada) ou apenas se aventurando em paredões muito grandes, escaladores precisam passar a noite dependurados. Os pioneiros do esporte eram obrigados a descansar em redes improvisadas extremamente desconfortáveis, mas os atletas contemporâneos têm uma opção muito mais luxuosa: uma maca com cobertura de barraca de camping, o portaledge.

Cedar Wright, escalador veterano, cineasta e colaborador da Climbing Magazine, explica como é o momento de cochilar em um paredão: “Primeiro, é preciso nunca se desatar da corda. E não só você, mas tudo o que você trouxe para dentro do portaledge. Ninguém quer deixar cair uma jaqueta ou outro item fundamental. Outra dica inestimável: pratique várias vezes a montagem enquanto estiver no chão. Desta forma, quando começar a chover, você não vai passar uma hora de miséria aprendendo na marra a configurar a barraca. Por último, como ir ao banheiro? Simples: líquidos vão para baixo e o número dois é feito em um saco e depois colocado no ‘tubo de cocô’, um tubo de PVC fechado de um lado e com tampa em outro que mantém o cheiro contido”. 

Créditos

The North Shore/Divulgação e Márcio Bruno

fechar