por Luiz Filipe Tavares

Uma descida vertiginosa em primeira pessoa na lendária Valparaiso Cerro Abajo Race

Considerada uma das mais difíceis competições de mountain bike downhill do planeta, a Valparaiso Cerro Abajo Race acontece anualmente em Valparaíso, no Chile. Famosa por suas 42 colinas, a cidade é um paraíso dos esportes extremos e recebe todos os anos dezenas de competidores insanos que despencam pelas ruas da cidade a mais de 70 km/h, encarando escadas, calçadas esburacadas, animais cruzando a pista e inclinações vertiginosas.

A edição 2012 rolou em fevereiro deste ano e foi transmitida ao vivo pela internet. No pódio, quem ficou no lugar mais alto foi o chileno Maurício Acuña, seguido de perto pelo eslovaco Phillipe Polc e pelo francês Cedric Garcia. Representando o Brasil estava lá Bernardo Neves, que ficou com o 17º lugar nessa que é uma das mais tradicionais corridas de downhill urbano de todo o mundo.

Logo abaixo você vê duas versões da tensa corrida de obstáculos em alta velocidade, ambas filmadas em primeira pessoa no capacete dos pilotos. A primeira é de 2011, onde um cachorro quase acabou prematuramente com a descida de Polc. A segunda é a volta do biker colombiano Marcelo Gutierrez em 2012, em qualidade ainda melhor. 

As fotos da galeria acima são do site da Dirt Mountain Bike Mag.

2011

2012

Vai lá: www.valparaisocerroabajo.cl

matérias relacionadas