Que tal descobrir uma onda na Indonésia e não contar para ninguém por uma década? Foi o que Bill Heick e seus amigos fizeram em Desert Point

O californiano Bill Heick estava velejando com amigos no começo da década de 80 quando encontrou uma esquerda perfeita, incansável, perto da ilha de Lombok, na Indonésia. O pico recebeu mais tarde o nome de Desert Point, e hoje é um destino conhecido (embora o acesso ainda seja difícil). Mas, por quase dez anos, os surfistas descobridores não contaram sobre a existência da onda para quase ninguém.

Agora, a história deles e imagens nunca vistas das ondas que pegaram lá estão no documentário Secrets of Desert Point, lançado em maio. "Surfar, hoje, é sobre patrocínios, competição e surf camps. Tudo o que você precisa para uma aventura é um cartão de crédito. Naquela época, tudo o que você tinha era um barco, mapas e uma bússola", diz o diretor, Ira Opper. “Secrets celebra tudo o que é maravilhoso sobre a paixão de surfar a onda perfeita.”

Bill e Ira se conheceram em uma expedição de snowboarding no Canadá, no fim da década de 90. Durante a semana que passaram acampados em um lago congelado na Victoria Peak (o grupo foi o pioneiro do snowboard naquela montanha), Ira ouviu pela primeira vez histórias sobre as aventuras de Bill em Desert Point.

"Dois anos atrás, Bill apareceu na minha produtora, em Solana Beach, com um HD cheio de horas e mais horas de imagens nunca vistas de Desert Point", conta o diretor. Ele queria fazer um tributo para compartilhar com sua família depois da morte do seu pai, o documentarista William R. Heick. "Eu olhei o material que Bill tinha e imediatamente percebi que era aquilo historicamente significante para a cultura do surf", diz Ira.

Com a ajuda do jornalista Steve Barilotti, o trabalho de transformar as imagens em um filme levou 15 meses e 800 horas de edição. O documentário, que é dedicado à memória de William R. Heick, está disponível para streaming no site TheSurfNetwork.

LEIA TAMBÉM: Surf nas ondas do Ártico em pleno inverno

Créditos

Imagem principal: Divulgação

matérias relacionadas