por Luiz Filipe Tavares

Seres de outra dimensão na misteriosa série fotográfica do australiano Denis Smith

Real, mas irreal. É assim o trabalho do fotógrafo australiano Denis Smith, criador de estranhas e misteriosas esferas de luz, seres de uma dimensão superior que habitam o idílico universo fotográfico do artista. Sem auxílio de Photoshop, trabalhando com obturadores totalmente abertos, ele "pinta com luz" as coloridas Balls of Light e povoa suas cenas com essas esferas sem fornecer maiores explicações sobre sua criação.
Smith até criou um vídeo, que você vê no final da página, para falar um pouco mais dessa série de trabalhos. Mais sobre as motivações do que sobre a técnica propriamente dita, é possível observar ali o processo criativo do artista, em um ângulo mais próximo de sua ideia original. Ali, Denis Smith conta como o colapso econômico de 2008 e como o tédio em relação aos trabalhos da fotografia contemporânea colaboraram na criação desse universo único de luz e sombra.

"As bolas de luz flutuam no espaço transformando várias localidades em portais místicos explodindo com energia e cores de um outro mundo. O contraste das esferas luminosas com as linhas precisas da fotografia levam o observador a ativar em seu cérebro um senso de imaginação maravilhada. É etéreo porém organico, é ousado e quase simples demais", declarou Smith em seu site oficial. "Tem processamento demais na foografia de hoje. Eu quis criar algo que fosse real, porém irreal. Nenhum pixel é colocado ou subtraído digitalmente nessas imagens."

Com as variedades de paisagens na Austrália, o trabalho do fotógrafo é virtualmente ilimitado. Lá, pode levar suas esferas de luz para o mar, para o topo das montanhas, para um enorme deserto ou para uma ilha paradisíaca.

Veja o vídeo abaixo e saiba mais sobre a obra de Denis Smith. No alto da página você vê mais alguns exemplos do trabalho Denis Smith e suas estranhas e fascinantes bolas de luz.

Vai lá: www.denissmith.com.au

 

fechar