Belfort quer o cinturão

por Luiz Filipe Tavares

Lutador brasileiro enfrenta Jon Jones pelo título dos médios no UFC

De volta à elite do UFC, o lutador carioca Vitor Belfort enfrenta neste sábado (21) o americano Jon Jones pelo título da categoria peso-médio da maior organização de MMA do mundo. Hoje com 93kg, mais leve do que nunca, o Fenômeno encara sua maior pedreira desde a derrota para Anderson Silva no UFC 126, em fevereiro do ano passado. E fará isso lutando no Canadá, na edição 152 do torneio.

Com 30 lutas no currículo, Belfort tem um cartel de 21 vitórias e nove derrotas. Com dez anos a mais e quase 10 cm a menos de altura do que seu oponente, o boxeador e especialista em jiu-jitsu terá de usar seus socos poderosos e velocidade para vencer a envergadura do rival norte-americano. Jones sobe ao ringue com 16 vitórias e apenas uma derrota em 17 lutas disputadas.

A maior chance de Belfort para derrotar o atual campeão dos médios é nocautear o oponente ainda no primeiro round. Em toda sua carreira, Vitor cumpriu essa meta em 15 de suas 21 vitórias. Das 30 lutas de seu cartel, o lutador venceu 14 por nocaute e três por submissão, tendo conquistado cinturões do UFC em duas categorias diferentes (venceu o UFC Heavyweight Tournament em 1997 e tomou o cinturão dos meio-pesados das mãos de Randy Couture em 2004).

O problema dessa tática é que o brasileiro enfrenta um oponente que nunca foi nocauteado na carreira. A única derrota de Jones aconteceu em 5 de deazembro de 2009, quando Bones foi desqualificado após atingir Matt Hamill com uma cotovelada ilegal na nuca. Jon só lutou cinco rounds uma vez na carreira, vencendo Rashad Evans por decisão unânime dos juizes em sua última luta (UFC 145 em abril desse ano).

O UFC 152 será exibido ao vivo no Brasil pelo canal Pay Per View Premiere Combate. Na TV aberta, a Rede Globo transmite a reprise da luta principal às 1h30 do domingo, após o fim do combate na TV paga.

fechar