Como viver sem carro em São Paulo

por Redação

Livro ganha segunda edição focada em quem está transformando o trânsito de SP

O ano de 2013 vai ser lembrado pelas manifestações que aconteceram por todo o Brasil. E tudo começou a partir dos protestos reclamando sobre o aumento na tarifa do transporte público em São Paulo. Não é por acaso, o problema irrita demais o paulistano. Tanto que pergunta fica no ar: "Como viver sem carro em São Paulo?". Alguns paulistanos tentam responder essa questão.

“Uma pesquisa recente mostra que a mobilidade é um dos três principais problema para o paulistanos. Não é o único, mas foi o fator gerador das manifestações. O paulista médio passa três horas no trânsito”, diz Alexandre Lafer Frankel, idealizador do livro Como viver sem carro em São Paulo, que tenta responder a pergunta chave e chega agora à segunda edição.   

O mote este ano é falar do que Alexandre chama de “heróis da mobilidade”, pessoas que estão transformando os problemas de trânsito em oportunidades de trabalho e de vida. “Pessoas que já estão fazendo algo na prática, quem está agindo”, define.

Entre os personagens, o fundador de um site de caronas, o criador de um sistema de empréstimo de bicicletas, o que criou um sistema de compartilhamento de carro, entre outros.

Na abertura do livro, Alexandre fala de uma revolução em curso, que ainda não incluí todas as pessoas, mas está em pleno desenvolvimento. Uma pesquisa feita pela Ipespe, exclusivamente para o livro, mostra essa tendência no comportamento dos paulistanos. A pesquisa mostra que 19% dos entrevistados abandonaram totalmente o carro e 38% restringiram seu uso aos fins de semana. O efeito? 59% das pessoas que adotaram um meio de transporte alternativo dizem que estão mais felizes.

E uma boa notícia para quem não conheceu a primeira edição: agora ela estará disponível para download gratuito.

 

Vai lá: Lançamento do livro “Como viver sem carro em São Paulo”
Quinta-feira, 29, a partir das 19h
Livraria da Vila - Alameda Lorena, 1731

fechar