play

por Redação

O guitarrista do Titãs e escritor conta: ”Ainda temos o mesmo gás que tínhamos em 1982”

 

Tony Bellotto é fundador e guitarrista de uma das mais importantes bandas do Brasil, os Titãs, e há 20 anos ele se divide entre a criação de riffs e acordes de guitarra e a produção literária. Depois de comemorar os 30 anos do grupo no ano passado, este ano ele lança seu oitavo livro, Machu Picchu, pela editora Companhia das Letras.

Pai da Nina, do João e do Antônio e o marido da Malu Mader, o galã dos Titãs, Antônio Carlos Liberalli Bellotto é espécie de cruzamento entre Jimi Hendrix e Ernest Hemingway. Ele ainda apresenta no canal Futura o programa Afiando a Língua, onde encarna uma espécie de Professor Pasquale de jaqueta de couro.

Na entrevista ele falou sobre a vida em família, seu envolvimento com a literatura, sobre o programa de TV que apresenta no canal educacional e sobre os 30 anos da banda pioneira do rock paulista.

"Claro que rock não é esporte, mas é legal você manter a forma"

"O segredo da longevidade dos Titãs é justamente essa motivação que sentimos para sair e gravar coisas novas. É claro que a gente não vai ensaiar "Bichos Escrotos" ou "Polícia", que a gente já toca há mais de 25 anos", brincou o guitarrista. "O que mantém a gente vivo é olhar pra frente e ter o barato, sem Viagra, com o nosso trabalho novo. Ainda temos o mesmo gás que tínhamos em 1982 quando tocávamos na Caos Brasilis."

Tony falou também sobre uma declaração que deu anos antes, quando afirmou que ficava deprimido ao ver roqueiros barrigudos. Como o tema da Trip deste mês é Barriga, a questão não poderia passar em branco na entrevista.

"Eu não tenho preconceito com quem tem barriga", ele ri. "Tenho 52 anos e meu ideal de grande roqueiro é o Mick Jagger. O cara tem 70 anos e tá magrinho, com uma vitalidade incrível e cantando pra cacete. Eu admiro essa dedicação. Claro que rock não é esporte, mas é legal você manter a forma. É deprimente ver aquele cara que tá sem fôlego no palco. E a exceção é o Ozzy Osbourne, que é charmoso mesmo desse jeito."

"Estar do lado da Malu já é 80% do meu segredo de beleza"

Continuando no clima descontraído, Bellotto falou sobre o posto de galã oficial dos Titãs, que ocupa desde o início dos anos 80.

"Estar do lado da Malu [Mader, sua esposa] já é 80% do meu segredo de beleza. Sempre achei que essa vida de estrada e de show é cansativa. Então eu sempre fiz exercício, mesmo quando eu era doidão. Tento equilibrar minha alimentação também, mas sempre seu exagero. Hoje rola essa patrulha contra quem é gordo, que eu acho um absurdo. Cada um faz o que quer da vida."

Setlist do programa:

Taj Mahal - "Aint That a Lot of Love"
Jimi Hendrix - "Hey Joe"
Titãs - "Familia"
Slim Harpo - "Te Ni Nee Ni Nu"
Rolling Stones - "Shes a Rainbow"

fechar