por Redação

Recebemos em nossos estúdios o estilista homenageado do Prêmio Trip Transformadores 2011

No programa desta semana, recebemos em nossos estúdios um dos mais talentosos e originais estilistas brasileiros, Ronaldo Fraga, que além de ser uma figura muito interessante, descontraída e de trajetória pouco comum, extrapola as fronteiras do mundo da moda e incorpora em suas coleções importantes referências culturais brasileiras, tarabalho que acabou rendendo para ele um lugar entre os homenageados deste ano do Prêmio Trip Transformadores 2011.

Divulgando o trabalho original e autêntico de grupos de artesãos do Brasil, pessoas que tinham (e ainda tem) sua arte ameaçada de extinção, Ronaldo veio falar sobre sua paixão por nomes, tecidos, cores e viagens, sobre desfiles de tendências e sobre a moda como registro de um tempo. Por essas e outras, ele que não teve avó bordadeira ou mãe costureira, não brincava de boneca com a irmã e nem liga tanto pra moda, é um dos mais importantes e originais estilistas do Brasil.

"Até pela minha própria história, eu sempre me preparei para o caso de tudo dar errado. O meu lema é justamente esse: tudo pode dar errado, inclusive nada", ri o estilista. "Eu me habituei com a falta. Eu tive parentes e vizinhos muito generosos que me ajudaram a me manter de pé. Então quando eu penso no valor de uma pessoa, o que vem na cabeça primeiro é essa questão da generosidade. Eu nunca deixei que o dinheiro se tornasse uma bola de chumbo com correntes nos meus pés. O dinheiro não vem na frente pra mim de jeito nenhum."

"Essa questão de tendência não ocupa lugar algum na minha cabeça. O que eu gosto da moda é o fato dela ser uma interpretação de texto e um contexto. Uma coisa antropológica e antropofágica, com questões históricas, culturais e econômicas. Daí é que vem a grande dificuldade das pessoas entenderem as possibilidades da moda e estabelecer diálogos com outras frentes", completou.

O Trip Fm vai ao ar na grande São Paulo às sextas às 20h, com reprise às terças às 23h pela Rádio Eldorado Brasil 3000, 107,3MHz

 

matérias relacionadas