Outros olhares sobre a violência

por Redação

Especialistas de diversas áreas discutem segurança pública no Brasil

 

Das universidades às mesas de bar, dos jornais às conversas de elevador, todo mundo tem uma opinião quando o assunto é violência e segurança pública no Brasil. Mas faltava reunir esses olhares. Foi o que resolveu fazer Renato Sérgio de Lima, secretário-feral do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Organizado por ele e pelos pesquisadores José Luiz Ratton e Rodrigo Ghiringuelli de Azevedo, o livro “Crime, Política e Justiça no Brasil” foi lançado recentemente pela editora Contexto. E já veio com carimbo de pioneiro.

A obra reúne gente de diferentes áreas, contribuindo para um mosaico bastante variado de visões sobre o assunto. Além das óbvias colaborações de cientistas sociais e advogados, o livro abre espaço para que historiadores, geógrafos, economistas, psicólogos, engenheiros e médicos também falem sobre violência a partir de seus ângulos de estudo. 

São 60 capítulos com um panorama que promete dar a gestores e à sociedade civil munição para que as políticas públicas sejam construídas com uma mira mais precisa. Renato Sérgio de Lima transpôs para o livro o mérito que alcançou com o Fórum de Segurança Pública: colocar diferentes segmentos para dialogar sobre um assunto tão cotidiano, mas tão complexo. Mérito, aliás, que lhe rendeu homenagem no Trip Transformadores em 2011.

fechar