Tecnologia transformadora

por Redação

Pai consegue desenvolver prótese para o filho com impressora 3D

Próteses mecânicas são muito caras e por isso o norte-americano Paul McCarthy procurou por muito tempo uma solução mais barata para conseguir ajudar o filho, Leon, que nasceu sem os dedos da mão esquerda.

A pesquisa intensa rendeu. Mccarthy encontrou no YouTube o projeto de Ivan Owen que consiste em uma espécie de prótese que poderia ser feita em casa com uma impressora 3D. O custo? Quase zero. 

O projeto de Owen não nasceu de nenhuma causa específica. Especialista em efeitos especiais e marionete, ele desenvolveu a prótese mais barata quando foi procurado por Richard Van.

Van perdeu dois dedos em um acidente e descobriu Owen através de um vídeo das marionetes produzidas por ele. Juntos desenvolveram um modelo para Richard e dali foi um passo para desenvolverem modelos para uma mão completa. Com isso pronto Owen entrou em contato com uma firma especializada em impressões 3-D e consegui um jeito de reproduzir facilmente sua criação. Em minutos a máquina fez uma nova prótese igual a que ele levou meses para desenvolver.

Ao invés de vender o projeto ou ganhar em cima da criação, Owen deixou o projeto todo disponível em um website. Qualquer um pode baixar e produzir a sua versão.

Foi assim que Paul conseguiu desenvolver a prótese para seu filho, sem gastar uma fortuna, na verdade gastou cerca de dez dólares. A impressora 3D, o equipamento mais caro, ele conseguiu emprestado.

Agora pode ver seu filho experimentar sensações como fazer um desenho ou carregar objetos. Ações simples, mas significativas. Tudo por conta de uma rede de pessoas transformadoras e generosas.  

fechar