Nova cor na favela

por Redação

Holandeses querem pintar inteiramente a comunidade da Vila Cruzeiro, no Rio

 

 

A dupla de holandeses Jeroen Koolhaas e Dre Urhahn já é conhecida no Rio de Janeiro. Desde 2005 eles cuidam de projetos na cidade envolvendo pintar favelas.

A ideia de dar uma nova cor em áreas castigadas pelo descaso público sempre teve um foco claro: mobilizar pessoas da comunidade em transformar o lugar onde vivem através do trabalho artístico. Trazer beleza para atrair novas oportunidades em todos os sentidos. Pintar a casa melhora a moradia em si e no geral melhor o lado social e econômico - mais empregos, mais investimentos na região. 

Depois de diversos projetos, o plano dessa vez é o mais ambicioso de todos. De acordo com eles, é a hora de fazer de uma obra-prima: Pintar uma favela inteira. O plano se chama O Morro e deve ser realizado na comunidade da Vila Cruzeiro, na Zona Norte do Rio de Janeiro, onde os holandeses já trabalharam.

Para por isso de pé eles estão fazendo uma campanha de crowdfunding no Kickstarter. O total do projeto custará no mínimo 100 mil dólares - é o necessário para o início, a preparação, treinamento de jovens, comprar de materiais, etc. As doações podem ser feita com diversos valores. Quem der 1 dólar ajuda com os pincéis, 10 dólares ajudam com as latas de tintas, enquanto mil dólares cobrem o gasto de um pintor.

A meta real são 250 mil dólares, que vão permitir a contratação de um bom número de funcionários que trabalharam por um ano pintando cerca de cem casas. A dupla reforça que nem mesmo esse valor é um limite: quanto mais dinheiro doado mais gente pode participar do projeto e mais casas serão pintadas.  

Vai lá: Paiting an Entire Favela 

fechar