por Redação

Festival reúne filmes com história de transformação

A produtora Lara Pozzobom acredita que o cinema é transformador. “Provocam mudanças em nossas vidas”, ela afirma. Por isso há dez anos, ao lado do marido, o cineasta Gustavo Accioli, ela realiza o Assim Vivemos - Festival internacional de filmes sobre deficiência, cuja sexta edição começa nesta quarta-feira (21) no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) no Rio de Janeiro.  

Serão 26 filmes de 17 países em uma programação que segue até o dia 1º de setembro. Entre os temas tratados estão história de superação e transformação envolvendo o mal de Huntington, síndrome de Down, sobreviventes de AVC, autismo, entre outros.

Na programação destaque para Missão para Lars, onde um garoto com síndrome do X Frágil quer conhecer o baterista do Metallica, e As Sessões, que mostra a história de um escritor que perde os movimentos do corpo e tem consultas com uma especialista em exercícios de consciência corporal. Também acontecerão cinco debates.

Como não poderia deixar de ser, além, da programação de filmes, o festival traz todos os recursos necessários para que todos possam aproveitar os filmes - audiodescrição em todas as sessões e catálogos em Braille, legendas em Closed Caption nos filmes, interpretação em LIBRAS nos debates e acessibilidade física na sala de exibição.

A inspiração para o festival vem da própria história de Lara e Gustavo, que há 14 anos participaram do festival Wie Wier Leben (“Como nós vivemos”), em Munique, Alemanha, nos mesmos moldes.

O festival chega a São Paulo entre os dias 2 e 12 de outubro. 

Vai lá: Assim Vivemos - 6º Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência
21 de agosto até 1º de setembro: CCBB - Rua Primeiro de Março, 66 - Centro 
2 e 12 de outubro: CCBB - 
Rua Álvares Penteado, 112 - Centro 
Programação completa: http://www.assimvivemos.com.br/2013/

fechar