Transformadores em NY

por Redação

Debate sobre design, urbanismo e mudanças sociais movimentou a Galeria Espasso

O Trip Transformadores desembarcou em Nova York nesta quinta-feira, 26, para uma noite de debate e reflexão na Galeria Espasso com o tema Como o design, a arquitetura e o planejamento das cidades podem ser armas potentes de transformação social.

Participaram da discussão o arquiteto Edgard Gouveia Jr. e a designer Paula Dib, homenageados deste ano, e o designer Zanini de Zanine. Paulo Lima, publisher da Trip Editora, fez a mediação e a apresentação do evento, que começou com a exibição de um vídeo de introdução do Trip Transformadores em inglês.

Numa noite de clima ameno e tempo nublado na cidade mais populosa dos Estados Unidos, o papo leve e proveitoso durou cerca de uma hora. Edgard Gouveia Jr. ressaltou a importância de sua ideia dentro da metodologia de brincadeiras sociais Oásis. "Se eu chamar as pessoas para lutar, ninguém aparece. Se eu chamar para brincar, todo mundo vem, todo mundo vira empreendedor", disse o arquiteto. 

Zanini aproveitou paralembrar do lado social que envolve sua produção. "O trabalho desenvolvido em madeira maçiça acontece dentro de uma comunidade no Rio de Janeiro, então a gente consegue ajudar as comunidades e sua famílias". 

Dib encerrou a conversa falando de uma conclusão pessoal após anos de andança pelo mundo. "Percebi que o tempo de cada lugar é o que determina. Cada lugar tem o seu tempo". 

Além disso, aconteceu a abertura da exposição de Zanini de Zanine, uma seleção de seus trabalhos nos últimos dez anos, com lançamento da poltrona Espasso, - criada pelo designer especialmente para a ocasião. Também pode ser vista uma coleção de reedições e obras originais do desenhista José Zanine Caldas (falecido em 2001), pai de Zanini.

Veja a galeria de fotos da noite: 

 

fechar