A luta por transformação não para

por Redação

Projeto Mailing do Bem colabora com iniciativa de Nilson Garrido, homenageado pelo Transformadores em 2010

Há quase dez anos Nilson Garrido desafia o comodismo e segue com muita luta com seu projeto que constrói e mantém academias de boxe debaixo de viadutos em São Paulo. Sua causa foi reconhecida pelo Trip Transformadores em 2011. O projeto já teve diversos endereços e hoje com muito custo se mantém em dois endereços da cidade.

Tatiana Eskenazi, do Mailing do Bem, conhece bem Nilson e entre junho e setembro fez uma campanha para conseguir doações para o projeto dele. A ideia foi criada pela irmã de Tatiana, que buscou em sua lista de e-mail uma maneira de formar um  grupo de doações em que ela se encarregaria de organizar e administrar e onde as pessoas não precisariam sair de casa para participar, doar e acompanhar cada ação.

A conquista de Tatiana e seus amigos já está em uma salinha debaixo do viaduto da Avenida Alcântara Machado. Sãos troféus que Nilson irá distribuir durante um campeonato de boxe amador. A prefeitura de São Paulo queria oferecer um modelo pequeno, quase sem valor. Agora os vencedores vão levar troféus enormes e bem mais bonitos.

A reta final da campanha foi proveitosa. Graças a um amigo, Tatiana conseguiu dois banners para a academia e por coincidência ajudou a amiga Julie Lamac, da Proaction Sports, que já planejava há tempos fazer uma doação para Nilson, a entregar novos equipamento. Os calções, luvas e outros acessórios novinhos foram recebidos com alegria. “Toda empresa deveria utilizar uma parte do que ganha para ajudar iniciativas como essa. O esporte desenvolve qualidade de vida”, disse Julie, que visitou o projeto pela primeira vez.

Um luta longa

Nilson já passou por muitas dificuldades. A maior delas contra a prefeitura, que já retirou o seu projeto de diversos viadutos. Hoje o espaço na Avenida Alcântara é uma conquista, mas esconde um lamento. Enquanto a área cuidada por Nilson está limpa e tranquila, o outro pedaço do viaduto, cuidado apenas pela prefeitura, acumula barracos e pouca atenção.

Apesar disso, hoje Nilson afirma que sua briga é mais tranquila. A ajuda vem de diversos lugares e em tamanha quantidade que chega a sobrar material, que ele repassa para lugares mais necessitados no momento - sejam academias de amigos ou um projeto de boxe da força-mirim da PM em Guarulhos. Os comerciantes da área gostam do projeto. A área antes registrava um número assustador de assaltos. Hoje o comércio trabalha com mais tranquilidade na área.

A luta diária é mais por pequenas conquistas. Agora, por exemplo, ele procura a doção de um projetor para que consiga exibir filmes de 15 em 15 dias dentro da academia. Também deseja inaugurar um cantinho chamado "Punhos da Fama", onde ele pretende imortalizar o punho dos ídolos Popó e Éder Jofre.

Por fim, guarda uma batalha maior. A versão da academia que fica hoje debaixo do viaduto não é garantida pela prefeitura. A intenção de Nilson é conversar com políticos para transformar esses espaços em áreas que projetos como o dele possam existir sem preocupação com a lei. 

Vai lá:

Garrido Boxe
Avenida Alcântara Machado, 1301, São Paulo
Página no Facebook 

Visite também a página do Mailing do Bem.

fechar