Dando voz e boa música

por Redação

Organização criada por Neil Young e sua esposa Pegi transformou a vida de jovens com paralisia cerebral

A fala e a expressão corporal são o nosso veículo de comunicação com o mundo. É através delas que expressamos sentimentos e pensamentos. A expressão corporal chegar a ter um peso maior do que você está dizendo de fato. Pode indicar claramente uma mentira, por exemplo.

Como fica a vida de quem tem problemas com fala ou deficiência física? O cantor e compositor Neil Young e sua esposa Pegi Young, também musicista, encararam essa situação quando seu filho Ben Young foi diagnosticado com paralisia cerebral. Pegi ficou sensibilizada com o fato de não encontrar uma escola adequada para o filho que não falava e teve a iniciativa de criar um espaço que mudasse a vida de seu filho e de outros jovens.

Ao lado de Jim Foreder e Dr. Marilyn Buzolich, fonoaudiólogo, fundou a Bridge School, um espaço para crianças com problemas de fala e deficiência física conseguirem obter um desenvolvimento que permita uma vida adulta melhor. A crença da escola é: todos têm direito de atingir o seu potencial máximo, de compartilhar conhecimentos, expressar sentimentos, ser ouvido e ter uma aprendizagem de qualidade.

Com o passar dos anos, a Bridge School passou de pequena iniciativa regional para uma organização de tamanho internacional. Além do apoio educacional aos jovens e o desenvolvimento de programas educacionais específicos e ajudam jovens do mundo todo, a organização passou a treinar adultos que lidam com pessoas com probelemas de fala e virou referência na ajuda de pesquisa para criação e aprefeiçoamento de métodos utilizados para complementar ou substituir fala ou escrita para as pessoas com deficiência.

O show

O Annual Bridge School Benefit Concert é a parte mais conhecida da história da Bridge School, os shows acústicos anuais promovidos para arrecadar doações para a instituição. A escola em si nasceu do primeiro concerto em 1986. Young chamou Tom Petty, Robin Williams, Bruce Springsteen. Pearl Jam, Green Day, Metallica, Jack White, Arcade Fire, Foo Fighters, a lista de participantes é enorme e recheada de momentos históricos. A edição 2013 está programada para os dias 26 e 27 de outubro, com as participações de nomes como Queens of The Stone Age, My Morning Jacket, The Killers, Elvis Costello, Jenny Lewis, Diana Krall e a primeira reunião do Crosby, Stills, Nash & Young em sete anos.

Veja alguns shows:

Eddie Vedder

Thom Yorke

David Bowie

O anúncio da edição 2013:

 

Vai lá: Bridge School

fechar