Uma nova realidade para pessoas especiais

por Redação

A ASID, organização sem fins lucrativos, atua para melhorar a realidade das pessoas com necessidades especiais

A discussão sobre os problemas educacionais que o Brasil enfrenta é muito comum, não é? Você já parou pra pensar como é a realidade de pessoas que necessitam de algum atendimento educacional especial?

Estima-se que mais de 24 milhões de brasileiros apresentem algum tipo de deficiência, seja física, auditiva, visual ou intelectual. Esse número representa quase 15% da população. Boa parte destas pessoas tem acesso limitado à educação, ao mercado de trabalho e às relações sociais além daquelas mantidas com familiares.

Apesar de suas diferenças e limitações, essas pessoas devem ter assegurado seu direito à educação, o que possibilita a inserção nos ciclos sociais e profissionais. Melhorar o atendimento e colocar cada vez mais pessoas no sistema de educação especial não depende apenas da ampliação das escolas existentes ou da criação de novas escolas. Para suprir a demanda, essas instituições precisam de uma estrutura administrativa que garanta seu crescimento e estabilidade. É nesse contexto em que a ASID se insere.

A ASID [Ação Social para Igualdade das Diferenças] é uma organização sem fins lucrativos que trabalha para promover a qualidade de ensino e acabar com as filas de espera nas Escolas Especiais gratuitas. A organização atua em três frentes: Rede de aliançaPrograma de voluntariado e Assessoria administrativa.

Quer ver você entender melhor? Vamos aos exemplos:

- A Rede de Aliança conta com restaurantes parceiros que destacam nos cardápios determinados pratos com o selo “Especial é Legal” e revertem parte dos ganhos para apoiar os projetos da ASID. Então, imagina você escolhendo aquele arroz e feijão bacanão, que tem o selinho no cardápio – parte do que você pagar por ele vai ser revertido para as escolas.

- O Programa de voluntariado tem sido uma grande ferramenta de transformação. Através de parcerias corporativas, a ASID tem realizado o “Mão na Massa”, atividades que transformam o espaço físico das escolas, por meio de trabalho voluntário de colaboradores de empresas parceiras.

- Assessoria administrativa é a praia da galera da ASID. Eles estão colocando em prática todo o conhecimento adquirido na universidade, por meio de uma metodologia desenvolvida por eles mesmos. Em resumo, eles criaram um método de medir diversos tipos de problemas e consolidar tudo isto em um indicador. Com este indicador, eles passam a ter um norte para priorizar as soluções.

Fazendo uma analogia simples, imagina que você gostaria de melhorar seu quarto e para isto você vai começar entendendo os problemas que ele tem. A partir daí, você criou parâmetros para analisar os problemas e, a partir desses indicadores, você construiu um gráfico bonitão que vai te orientar sobre o que está mais crítico ou não! Olha só o gráfico que saiu do quarto do Joãozinho:

Gráfico Radar ASID

As áreas que estão em azul são as que foram bem pontuadas. O problema está nas áreas em cinza, é onde precisamos trabalhar!

Ficou evidente que o Joãozinho está com problemas na Organização, no Conforto e na Decoração, não ficou? Daí você vai pra ação, efetivamente. Os parceiros entram nesta hora. Se você é do tipo de pessoa que tem muitos, muitos livros, fazer uma parceria com um bibliotecário pode ser uma mão na roda! ; ) 

A ASID trabalha assim, mas com indicadores muito mais complexos e com métodos de avaliação super bem pensados. Já atenderam mais de 10 escolas, desde sua fundação. Dentre elas, a Escola Vivian Marçal, em Curitiba, que atende pessoas de todas as idades, com programas pedagógicos e clínicos. A escola possui duas sedes – ambas situadas na capital paranaense -, atendendo toda a região metropolitana de Curitiba. Hoje cerca de 230 pessoas são amparadas pelos cuidados da escola, dirigida pela Dona Suely Hieda.

Os objetivos para o futuro da ASID não são pequenos. Eles sonham tornar o trabalho deles Política Pública nos programas educacionais. Quando este momento chegar, a ASID vai focar em expandir seu trabalho para outros setores da sociedade – asilos, hospitais e creches. Não é lindo?

No site deles tem mais informações. Se você que ficou curioso, entre em contato com eles.

Fique de olho no blog da ASID, lá está cheio de coisas legais! Tem uma materia sobre brinquedos educativos e bonecas com necessidades especiais que é de brilhar os olhinhos de qualquer pessoa.

* Conteúdo produzido e postado originalmente pelo Imagina na Copaparceiro do Trip Transformadores.

fechar