As conquistas de Débora

por Redação

Primeira professora com síndrome de down do Brasil lança seu livro de estreia

Basta uma rápida pesquisa para ver que Débora Seabra tem um título de dar orgulho: é a primeira professora com síndrome de down do Brasil.

Considerando 300 mil portadores da síndrome no país, essa é uma conquista importante para ela, mas sem discriminar - fora o alerta preocupante: o mercado de trabalho conta com poucos portadores da síndrome.

Débora é uma pessoa comum. Seus pais pensaram dessa maneira quando colocaram ela para estudar em uma escola tradicional. Para que uma escola especial? Hoje é a vez de ela ensinar alunos da escola tradicional, uma decisão que vem de quando fez um estágio e ficou emocionada ao ser chamada de professora. 

Outro sonho realizado foi no começo deste mês com o lançamento de seu primeiro livro. Pela editora Objetiva estreou na literatura com Débora conta histórias, um livro que reúne pequenas fábulas tratando sobre deficiência e diferenças: uma galinha surda, um pato gay, um passarinho com asa quebrada.

O livro foi um presente de Natal para o pais que agora chega ao grande público e também uma homenagem para a professora Sandra Nicolussi.

Débora conta histórias ganhou o elogio de ninguém menos que João Ubaldo Ribeiro. “São contos que ensinam docemente – e não só às crianças, porque os adultos também têm muito o que aprender com gente da grandeza de Débora”.

Leia o primeiro capítulo do livro.

fechar