por Redação

Zona Verde quer dar espaço para as pessoas na cidade e levantar discussão sobre o assunto

Discussões sobre mobilidade urbana geralmente tratam da questão dos carros, ônibus e bicicleta. Mas e os pedestres?

É essa questão que o Instituto Mobilidade Verde, o grupo Design Ok e o Gentilezas Urbanas do Secovi-SP (Sindicato da Habitação de São Paulo) com os escritórios de arquitetura Zoom e H2C quer levantar com a criação de Zonas Verdes.

O que seria a Zona Verde? Assim como a Zona Azul é dedicada ao estacionamento de carros, a Zona Verde seria um espaço de lazer dedicado as pessoas. O objetivo deste espaço é deixar as ruas mais agradáveis, gentis e também levantar uma discussão sobre o uso do solo. Temos espaço para todos?

O lançamento do projeto acontece amanhã (15), às 12h, no Festival de Design DW! na Rua Maria Antônia, 294, e servirá de apresentação do conceito para o público. Depois, durante a 10º Biena de Arquitetura, Zonas Verdes ficarão montadas por um mês. Também nesse evento cidadãos, institutos e poder público terão acesso a um estudo realizado pelo Instituto Mobilidade Verde com dados sobre o monitoramento das Zonas Verdes.

A última etapa depende da Prefeitura de São Paulo: adotar a ideia como politica pública para a cidade.

Instituto Mobilidade Verde

Essa não é a primeira ideia transformadoras da ONG Instituto Mobilidade Verde. A organização já acumula uma série de iniciativas. Conheça melhor:

Bibliotaxi: projeto de compartilhamento de livros através de doações em táxis

Bicicloteca:biblioteca intinerante sobre rodas

Campus Aberto: ferramenta de estudos e investigação sobre como os universitários se deslocam nas cidades

Paraciclos: É um campanha para a instalação de mais estacionamentos de bicicleta

Pedal Social: Programa que desenvolveu um sistema de empréstimo de bicicletas para as pessoas que necessitam de transporte gratuíto

fechar