O legado de Hiroshima

por Redação

Mudas de árvores sobreviventes da explosão atômica transformam outros lugares

Nesta terça-feira (6) o ataque nuclear norte-americano em Hiroshima completa 68 anos. A cidade marcada pela destruição terrível do primeiro ataque nuclear da história hoje guarda diversas histórias exemplares de recuperação e transformação. 

Uma delas é a história das árvores sobreviventes. Sim, mais de uma centena de árvores, arbustos e mato em um raio de 2 km do epicentro da explosão sobreviveram a destruição. Localizadas onde hoje fica o Memorial da Paz de Hiroshima, elas ressurgiram pouco tempo depois da explosão surpreendendo a população da cidade, que acreditava que aquela terra seria eternamente infértil. A tal ressureição virou um dos símbolos da recuperação da cidade. 

Durante os anos 50 doações de sementes do mundo todo foram feitas para enriquecer o memorial, enquanto as árvores sobreviventes seguiam fortes o seu caminho. Recentemente, em 2011, uma união de diversas entidades de Hiroshima se uniram para realizar o caminho inverso dessas doações e querem levar as sementes e mudas das plantas sobreviventes para o mundo todo. É o chamado Green Leagacy Hiroshima.

Símbolos do renascimento da cidade o projeto vai colaborar com projetos de arborização e formação de novas áreas verdes em diversos lugares do planeta, inclusive locais que abrigavam material nuclear na África do Sul e no Cazaquistão. Dezessete países já participam, entre eles os Estados Unidos, Argentina, Colômbia, Chile. Símbolos de uma transformação no Japão, as mudas vão transformar ambientes pelo mundo e manter o legado de uma lembrança histórica. 

Vai lá: www.unitar.org/greenlegacyhiroshima

fechar