Foi dada a largada para o Trip Transformadores 2013

por Redação

Evento revelou os homenageados deste ano e debateu o tema: ”Sem educação não há solução”

Evento revelou os homenageados deste ano e debateu o tema: "Sem educação não há solução"

O prêmio Trip Transformadores 2013 começou. Nesta quinta-feira, 28, a largada foi dada na sede Private Brokers da Coelho da Fonseca com a divulgação dos nomes dos dez homenageados deste ano [veja a lista abaixo]. Além da divulgação, a noite contou com um evento voltado para a Educação. Com o tema, o público assistiu diversos convidados especiais que trouxeram para o palco suas experiências com o tema.  

A noite começou com uma entrevista de Rodrigo Vergara, editor de conteúdo do Trip Transformadores, com a educadora Maria Vilani, mãe do rapper Criolo e dona de uma bela história com a educação. Ela cursou o Ensino Médio junto com o filho e se tornou escritora, filósofa e professora.

"Meu aprendizado mais importante da vida foi descobrir a possibilidade de atualizar minhas potências. De descobrir em mim coisas que eu não sabia que tinha. Eu era capaz mas não sabia, tinha medo, insegurança. Estudando eu me senti incluída na sociedade. Não era mais só uma dona de casa", disse a educadora, emocionando a plateia.

O neurocientista e professor Sidarta Ribeiro participou de uma sabatina de um grupo de blogueiros formado por Rosana Hermann (jornalista, física, gerente de inovação do portal R7 e blogueira do Querido Leitor), Vanessa Cabral (jornalista que mantém o blog Escola pública não é de graça), Caio Dib (jornalista do blog Caindo no Brasil, que está viajando o país para conhecer diferentes realidades do sistema de educação) e Carla Mayumi (pesquisadora, co-fundadora da agência Box 1824, integrante do blog Educ.Ação, sobre novos modelos de educação).

Sobre os novos meios de comunicação e educação, o cientista falou: "A internet é a ferramenta que faltava pra transformar o planeta num lugar legal. Mas não é automático. A internet democratiza mas é preciso de uma base boa, e a base é ruim. Assim ela só propaga preconceito e aversão ao conhecimento".

 

"A escola tem que ensinar o aluno a caminhar com as proprias pernas. A tarefa do professor é ajudar o aluno a aprender na escola e em todos os lugares", Bráz Rodrigues

 

A mobilidade urbana foi outro dos assuntos trazidos à tona por Sidarta. "É um assunto urgente! Quanto menos tempo alguém passa no trânsito, mais tempo ela passa em casa, com os filhos. E pesquisas mostram que quanto mais tempo se passa em casa com os filhos, melhor é o nível de aprendizado e educação da sociedade."

Na sequência, aconteceu o bate papo entre Julio César da Costa Alexandre, criador de 27 escolas de primeiro mundo no Nordeste, Bráz Rodrigues, do Escola Sem Fronteiras, e Tião Rocha, pioneiro em usar a cultura local como matéria prima do ensino.

"A escola tem que ensinar o aluno a caminhar com as proprias pernas. A tarefa do professor é ajudar o aluno a aprender na escola e em todos os lugares", disse Bráz. Tião complementou: "Educação nao existe no singular, só no plural. É preciso de troca entre iguais. Precisamos de gente que construa espaço de trocas de sonhos, desejos e possibilidades." 

Para encerrar a noite, a convidada especial Marina Silva trouxe para a discussão sua rica experiência como historiadora, ambientalista, ex-senadora e ex-ministra da República.
 
Marina acha que a internet está ajudando a formar um novo jeito de ser cidadão: "Sou uma mulher de fé, mas invejo a fé das pessoas que acreditam que a política ia ficar de fora das mudanças que a internet trouxe. Não sei como pessoas tão inteligentes, tão capazes, podem acreditar que a internet iria ajudar a revolucionar a produção de conhecimento, ciência, tecnologia, arte, espiritualidade, negócios e só a política ia ficar imune e essas transformações. A internet ajudou a quebrar os antigos mediadores da informação e isto está possibilitando o surgimento de um novo sujeito político". 
Sobre o momento de transformações pelo qual passa o Brasil: "Temos uma grande crise de valores e o que se está expressando ainda não em palavras, ainda não em significado, mas em atos nas ruas do nosso País é sem sombra de dúvida uma negação dessa relativização da ética”
 
"Pensar em educação é fazer uma relação entre o que temos e os desafios que teremos. Prover uma educação de qualidade que gere igualdade pra todos: este é o caminho.", finalizou Marina.
 
Os homenageados do Trip Transformadores 2013 são:

Claudia Andujar (A fotógrafa que revelou um povo) 
Daniela Mercury (A cantora experiente que se tornou revelação)
Edgard Gouveia Jr. (O arquiteto que ergueu pontes entre as pessoas)
Geraldo Gomes Barbosa (O agricultor que semeia tradições)
Isadora Faber (A estudante que deu uma lição à escola) 
Marcelo Freixo (O professor que botou a polícia em recuperação)
Marcos Flavio Azzi (O financista que investiu em capital social)
Marilena Lazzarini (A agrônoma que cultivou os direitos do consumidor) 
Paula Dib (A designer que projeta futuros) 
Sandro Testinha (O skatista que ensina as manobras da vida)  
 
O patrocínio do Trip Transformadores é do Grupo O Boticário e Itaú, além de apoio da Coelho da Fonseca e H2OH! 
 
Veja todos os vídeos da noite:
 







(Por Vinícius Felix e Flávia Durante)
fechar