por Redação

Projeto do Afro Reggae tem estreia profissional com novo espetáculo

Fim de uma época, começo de outra. Depois de anos de preparo, o Afro Circo fará sua estreia profissional com o espetáculo “Genesis” no dia 29 de junho, às 19h, no Cantagalo.

O trabalho é uma releitura da criação do mundo segundo a mitologia iorubá através de pernas de pau, malabares, cordas, patins, skyrunner, quadrantes, corda bamba, slackline, minitrampolim, monociclo, dança e música. Uma história que tem a ver com o grupo, que carrega entre os seus propósitos uma fuga dos modelos estéticos de circos da Europa, Ásia e América do Norte. A busca do Afro Circo é por uma estética brasileira e uma linguagem inédita. 

A história do grupo não é de hoje. Nasceu em 1996 quando o Afro Reggae chegou na favela do Cantagalo-Pavão-Pavãozinho. Os anos de trabalho e transformação social na comunidade chegaram ao viés profissional com a coordenação artística de Marcelo Silveira, que cuida da direção geral do primeiro espetáculo profissional.

O que o trabalho realizou na região alterou a vida de muitos. “Tem caso de menino que tinha a familia toda no tráfico e que não quer saber mais disso, tá entrosado com a gente. Incluimos essas pessoas, demos uma profissão”, explica Nino Santana, responsável pela produção executiva. Ele conta que agora todos os participantes do grupo são profissionais com DRT e tudo mais. Ainda de acordo com Nino, 80% da equipe é formada por moradores do Cantagalo, o restante vem do Morro do Alemão, São Gonçalo, Caxias, entre outras regiões atendidas pelo Afro Reggae. 

 

Vai lá: Afro Circo - Genesis
Quando: De 29 de junho até 21 de julho. Todo sábado às 19h e domingo às 18h. 
Onde: Anfiteatro Benjamin de Oliveira – núcleo AfroReggae - Estrada do Cantagalo, s / nº (CIEP Ipanema)
Como chegar: Elevador Mirante da Paz na Rua Teixeira de Melo ou Kombi na Rua Sá Ferreira
Quanto: Gratuito

fechar