Jean Wyllys ganha maior honraria do Rio

por Redação

Deputado federal foi condecorado com a medalha Pedro Ernesto pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro

Jean Wyllys recebeu nesta segunda-feira (3) a principal comenda da cidade do Rio de Janeiro, a Medalha de Mérito Pedro Hernesto. A homenagem foi proposta pelo vereador Eliomar Coelho, que destacou durante a homenagem o peso do trabalho de Jean "contra discriminação do povo de santo, a intolerância e aos fundamentalismos religiosos, o trabalho escravo, a exploração sexual de crianças e adolescentes e violência contra a mulher".

Durante a cerimônica de entrega da medalha discursaram também Gabriela Leite, Sandra de Sá , Mãe Beata, Margarida Pressburger e José Jr (Afro Reggae), além do próprio deputado.

Um trecho do discurso de Jean Wyllys durante a homenagem:

"Esta medalha, que agora me é concedida, é um ato político, não motivado tão somente pelo mérito de minhas ações políticas e parlamentares, mas, antes, pela necessidade de dar uma resposta política à difamação e a estigmatização da comunidade à qual pertenço – a comunidade LGBT – e com as quais me relaciono (a população negra das periferias da cidade e o povo de santo, os adeptos das religiões de matriz africana) em curso.

Quando se pertence a um grupo difamado, todos os membros do grupo são desqualificados e desumanizados pelos deslizes de um porque os deslizes são apresentados como consequências das características comuns a todos os grupos.  A difamação, a injuria e a desumanização que se abatem, por diferentes meios, sobre negras e negros pobres, povo de santo, povos indígenas e homossexuais são essenciais para que estes sejam expulsos da comunidade de direitos e para que toda violência sobre eles se “justifique”.  

E por ser um ato político que pretende elevar a estima – a estima é o contrario do estigma! – eu escolhi para compor a mesa pessoas que partilham comigo a experiência difícil de pertencer a grupo difamado.

Essa medalha é então uma resposta política a essa difamação"

Jean também estará na capa da Trip de junho.

fechar