Skate no Afeganistão

por Redação

Oliver Percovich criou a primeira escola de skate do País, transformando a realidade de crianças e jovens

Em fevereiro de 2007, o skatista Oliver Percovich, nascido e criado em Papua-Nova Guiné, chegou à Kabul, capital do Afeganistão, levando consigo seu skate e um desejo forte: usá-lo pra sensibilizar e transformar a população do lugar. Como? Começando pelas crianças e jovens afegãos.

De lá pra cá, criou o Skateistan, um programa educacional independente e apolítico, para garotos e garotas entre 5 e 18 anos, de toda e qualquer etnia e religião. A ideia era através do skate ter contato com esse público e estimulá-lo a novas visões, oportunidades e principalmente a criação de um potencial de mudança nele. Diante das deficiências e dificuldades do lugar, que vão além de uma cultura distante da de Oliver, a intenção primordial do fundador foi alcançar os que vivessem na rua e começar a “contaminação” por eles.

Hoje, seis anos depois de sua implantação, cerca de 400 alunos frequentam semanalmente o Skateistan. Além do esporte que dá nome ao programa, outras atividades são oferecidas. “Eles vêm pelo skate e ficam pela educação. Fazem aulas variadas e workshops sobre arte.” Atualmente, um plano de volta às aulas prepara 40 crianças refugiadas para serem reinseridas à escola pública. Ainda, elas têm a chance de aprender novos esportes. No entanto, o favorito de todos continua sendo o skate, que diz Oliver “constrói confiança, criatividade,  autoestima e rende muita diversão.”

Para a surpresa da própria organização, 40% dos matriculados no curso é de meninas

50% do público atendido pelo programa é de moradores de rua e, para a surpresa da própria organização, 40% é de meninas. O sucesso entre as garotas - vale destacar que falamos de uma País onde a mulher vive em situação de extrema desigualdade em relação ao homem - fez com que o time dedicasse ainda mais forças a elas e que novos projetos fossem criados espécialmente para elas.

Nos anos de 2008 e 2009, o documentário "Skateistan – Four Wheels and a Board in Kabulm" foi filmado. O longa conta a história da criação do Skateistan e mostra os resultados obtidos pela ONG até então. Em 2011, o programa ganhou força e uma extensão no Cambodia, onde foi aplicado da mesma forma que em Kabul. 

Aqui, um vídeo que mostra meninas afegãs em aulas de skate.

Vai lá: para conhecer mais do programa e ajudar com doações www.skateistan.org

fechar