Mapa da Periferia

por Redação

Agência Popular Solano Trindade lança portal com mapeamento interativo da cultura periférica

Agência Solano Trindade

A Agência Popular Solano Trindade – empreendimento cultural que vem sendo construído por jovens que realizam ações culturais nas periferias da zona sul de São Paulo – lança hoje às 20 horas, no Studio SP, em São Paulo, um novo portal que traz informações da cultura periférica. O evento é gratuito e o público contará com apresentações de música e poesia, entre outras intervenções artísticas.

A agência tem como proposta o fortalecimento da cultura popular criativa por meio do incentivo à sua produção e difusão, criando formas de organização que possibilitem a sustentabilidade e autoprodução dessas ações – e o portal nasce como importante meio de mapeamento dos coletivos que vêm atuando nas periferias da capital paulista, principalmente os existentes na região do Campo Limpo, Capão Redondo e entorno.

“A ideia do portal surgiu como uma evolução das necessidades de maior interação e integração dos coletivos culturais. Proporcionará uma maior relação de troca de serviços entre os agentes integrados à agência”, explica Thiago Vinicius, um dos idealizadores do projeto. “Usamos como inspiração a frase do 'poeta do povo' Solano Trindade: 'Pesquisar na fonte de origem e devolver ao povo em forma de arte'. Acredito que o portal terá essa vocação, além de constatar como é rico o 'produto interno bruto' da periferia.”

Pelo portal as pessoas poderão ainda se informar sobre os produtos e serviços ligados à agência e sobre o que está acontecendo nas quebradas. Trata-se de um amplo projeto de comunicação que está construindo novas ferramentas de tecnologia, numa perspectiva de democratizar o acesso a elas na periferia.

A arte de hoje fica por conta dos poetas do Sarau é Ponte que Atravessa Qualquer Rio, da banda Preto Soul, com as convidadas Dryka Rizzo e Camila Brasil, e da discotecagem do DJ Erry-G.

Vai lá: Agência Popular Solano Trindade
Quando: 13/11/2012, terça-feira, 20 horas
Onde: Studio SP Baixo Augusta - Rua Augusta, 591 - São Paulo/SP
Quanto: Entrada gratuita

fechar