Vanete de Almeida morre aos 69 anos

por Redação

Líder feminista e homenageada do Trip Transformadores faleceu em SP, vítima de câncer

É com muita tristeza que recebemos hoje a notícia da morte, no último dia 9, da líder feminista Vanete de Almeida, homenageada do Trip Transformadores de 2009. A ativista que presidiu o Centro de Educação Comunitária de Serra Talhada, integrou o Conselho Nacional de Políticas para Mulheres e que foi coordenadora internacional da Rede de Mulheres Rurais da América Latina foi um personagem muito importante para sua região, conscientizando mulheres que, antes isoladas, se entregavam a uma existência desoladora. 

Vanete faleceu no Hospital Albert Sabin de Recife depois de um ano lutando contra um câncer, mas não resistiu a uma piora de quadro. 

Em vida, a ativista ajudou as comunidades da região de Serra Talhada a se organizarem e ensinou o cultivo de hortas agroecológicas, fomentando feiras nos municípios e mercados inteiros de pequenos produtores rurais. Suas ações agregaram mais de 200 mil lavradores e comerciantes em 23 países, tudo isso partindo de um esforço absolutamente local. A ativista teve um perfil publicado na revista Tpm em novembro de 2009, quando apresentou algumas das mulheres que participavam de seus projetos sociais. Às vésperas do Trip Transformadores em que foi homenageada, ela passou também uma tarde com a bailarina e coreógrafa Marika Gidali, que também recebeu um troféu da Trip naquele ano. Veja mais sobre o trabalho de Vanete Almeida e emocione-se:

fechar