por Redação

Conheça o site dedicado à memória de Zé Cláudio e Maria, homenageados de 2011

 

Brutalmente assassinados no dia 24 de maio de 2011, a história do casal de ambientalistas Zé Cláudio e Maria do Espírito Santo se confunde com a história da luta pela justiça em terras amazônicas. Os dois foram os homenageados de honra da edição 2011 do Trip Transformadores por seu trabalho pela erradicação da exploração madereira na floresta. Protetores das castanheiras amazônicas, passaram anos recebendo ameaças de morte, que por falta de proteção das autoridades, finalmente se concretizaram no ano passado.

"Queremos um mundo em que o homem aprecie a natureza, viva cercado por ela e admire a castanheira, viva, na floresta, não como uma bela tábua em sua casa", disse Zé Cláudio em entrevista concedida à Trip. Juntos, os dois conseguiram criar o assentamento agroextrativista Praia Alta Piranheira e ajudaram outras famílias a viver da floresta, que defenderam até o fim da vida. 

Celebrando e preservando a história dos dois mártires da luta contra as madeireiras na região norte está o site A Majestade, que leva o nome da castanheira imponente que tornou-se símbolo dos ideais do casal. Ali estão reunidas reportagens, entrevistas e depoimento sobre o trabalho de Zé Cláudio e Maria, um registro importantíssimo para que a preservação promovida pelos dois não se perca na ação implacável do tempo e na memória curta da população brasileira.

Vai lá: www.amajestade.com.br

 

fechar