Sem cara e com coragem

por Redação

A luta secreta do repórter sem rosto da Rede Globo, Eduardo Faustini

Em uma entrevista muito diferente do habitual nas Páginas Negras da Trip, um dos maiores repórteres investigativos da história do Brasil abriu o jogo. Sem revelar nada sobre sua vida pessoal - medida de segurança, é claro - Eduardo Faustini falou sobre como é viver incognito e ter participação ativa em algumas das prisões e denúncias mais contundentes dos últimos 20 anos. Fingiu ser um idoso para delatar os maus-tratos em asilos; passou-se por caminhoneiro para mostrar os esquemas de propina nas rodovias; foi secretário interino na prefeitura de São Gonçalo (RJ) para escancarar a corrupção no município; deu provas definitivas para as prisões de Comendador Arcanjo, chefão do crime organizado em Mato Grosso, e de Hildebrando Pascoal, o deputado da motoserra. 

Suas reportagens expuseram políticos, traficantes, empresários e pedófilos. Ele já se infiltrou nas maiores organizações criminosas do país e viu companheiros de muitos anos, como o também repórter Tim Lopes, perderem a vida ao serem descobertos. Mesmo assim, sua luta segue firme: “Não investigo para punir, mas para informar”.

"Eu miro sempre nos peixes grandes, mas é aquela história: às vezes você quer pegar o tubarão e acaba pegando vários bagrinhos. Acontece de um laranja pegar cinco anos de cadeia e um assassino sanguinário pegar dois. É engraçado no Brasil: quando um crime vira escândalo nacional, parece que as penas aumentam. Mas aì eu não tenho o que fazer. Não costumo nem acompanhar o desenrolar de cada caso, já foco na próxima reportagem", desabafou na entrevista publicada na Trip #196.

"Tenho oito seguranças cuidando de mim há oito anos, 24 horas por dia. Eles se revezam, tem sempre três trabalhando. Só ando de carro blindado, tenho que usar colete à prova de balas de vez em quando. A Globo é mais preocupada com a minha vida do que eu. Acho que ninguém melhor do que eu mesmo para medir o risco que eu corro. Mas respeito a decisão deles."

Leia mais em: https://revistatrip.uol.com.br/revista/196/paginas-negras/o-cara-sem-cara-da-globo.html

fechar