por Redação

ONG de Alcione de Albanesi ergue uma Vila do Bem em pleno sertão pernambucano

Lá no meio do sertão pernambucano, cravada na Serra do Catimbau, tem uma cidadela chamada Buíque. 

É uma região cinematográfica, com chapadões de pedra e sítios arqueológicos, mas que, apesar da beleza, possui parcos recursos humanos. Mas a realidade começa a mudar desde que a ONG Amigos do Bem descobriu o lugar e ergueu ali um projeto ambicioso e generoso, a Vila do Bem, que abriga cerca de 60 famílias. A presidente da organização é Alcione de Albanesi, homenageada com o Prêmio Trip Transformadores de 2011.

Visitamos a região em meados de agosto para produzir um documentário sobre o trabalho dos Amigos do Bem e, surpresa: eles estão erguendo um centro educacional de 3 mil metros quadrados para atender crianças e jovens da região. O projeto é da arquiteta e AMiga do Bem Márcia Wan Dick.

O Centro vai oferecer aulas do ensino fundamental, acompanhamento escolar, alfabetização de adultos, biblioteca, capoeira, dança, esporte, judôe ekaratê, música, sala de jogos, teatro e cursos profissionalizantes em artesanato, cabeleireiro, corte e costura, culinária, eletricista, informática, manicure, mecânico, pedreiro.. Além das 25 salas de aula, o espaço conta com quadra poliesportiva, palco, coxia, vestiários, cozinha, refeitório, jardim, parque infantil e uma equipe com mais de 60 profissionais. A ideia é que as as atividades da escola municipal de Buíque e de outros municípios vizinhos sejam transferidas para lá, para garantir melhores condições de ensino para a meninada e novos ofícios para os jovens.

 Para tanto, a equipe da Amigos do Bem negocia uma parceria bem bolada com a prefeitura, que deve arcar com a remuneração dos professores e o transporte de alunos e educadores. Além de Buíque, uma comunidade em Alagoas e duas no Ceará também vão ganhar um centro de educação novinho.

Ao todo, os centros vão atender 10 mil crianças e jovens. Garra e generosidade são artigos em abundância na turma dos Amigos do Bem. 

fechar