Relacionamentos abusivos em quadrinhos

por Marcos Candido

Bad Boyfriends é uma coletânea de quadrinhos sobre namorados que impõem controle emocional, culpa e medo contra suas namoradas

"Estive em dois relacionamentos abusivos. E não reconhecia o abuso nestas relações até que os anos se passaram e pude dedicar muita leitura ao assunto. Conheci outras mulheres que passaram pela mesma experiência. As coisas não devem ser desta maneira", anuncia a quadrinista Laura Lannes. Ela é autora do zine Bad Boyfriends, uma coletânea sobre namorados que impõem controle emocional, culpa e medo contra suas namoradas.

Além de Laura, carioca de 24 anos que mora em Nova York, Bad Boyfriends conta com desenhos das cartunistas Laerte, Céline Loup, Mariana Paraizo e outras autoras brasileiras e internacionais. Na primeira história, desenha pela artista francesa Loup a partir de um relato anônimo, uma estudante do ensino médio conhece seu primeiro namorado, com quem também tem a primeira relação sexual. O pouco de atração que a personagem sente pelo parceiro se esvai e ele a obriga a manter relações sexuais mesmo sem o consentimento da garota. As narrativas a seguir versam sobre manipulações emocionais, controle excessivo, humilhações, medo e gaslighting (forma de abuso emocional em que a vítima assume a culpa por algo que não fez, a ponto de questionar a própria sanidade ao tomar decisões).

LEIA TAMBÉM: Tesão ilustrado

Durante a composição do zine, Laura convidou diversas autoras que se recusaram a participar por medo da reação de ex-namorados. "Houve quem aceitou entrar e logo mudou de ideia por receio de uma possível retaliação", diz. Pela dificuldade em conseguir que as desenhistas enfrentassem o medo, o zine levou um ano para ser impresso e disponibilizado para download.

“Eu estive em dois relacionamentos abusivos. E não reconhecia o abuso nestas relações até que os anos se passaram”
Laura Lannes

Hoje, Laura compreende bem a situação - enquanto namorava, a quadrinista não reconhecia que estava em um relacionamento abusivo. "Meu ex-namorado ora estava extremamente irritado, ora extremamente triste comigo", explica.  Só após a leitura de "Why Does He Do That", livro do escritor Lundy Bancroft sobre a mente de homens controladores, é que ela pôde compreender as situações de abuso das quais foi submetida. "Essa encenação [do ex-namorado] fazia parte de uma tentativa de controlar minhas reações, de navegar o relacionamento de acordo com a rota dele". Ao fim de Bad Boyfriends, a autora recomenda a leitura de obras de ajuda para entender e sair de relações de abuso.

"Relacionamentos abusivos não acontecem sempre entre pessoas heterossexuais, e nem sempre é o homem o abusador. Mas, devido às relações de poder desequilibradas da sociedade patriarcal, o abuso de mulheres por homens é a norma do sistema, e por isso escolhi ser esse o foco do zine", explica Laura. "O mais importante é saber que a culpa não é sua. Por muito tempo, depois de abandonar meus relacionamentos abusivos, me perguntava o que poderia ter feito de outra maneira. 'Quem sabe, se eu tivesse feito X em vez de Y ele não teria ficado bravo comigo'" etc. É difícil colocar na cabeça que (parafraseando Gertrude Stein) um abusador é um abusador é um abusador".

Vai Lá: Bad Boyfriends (em inglês, de graça)

fechar