por Larissa Lieders

Larissa Lieders ensina a fazer uma tábua de recados bem charmosa

Vi essa ideia de tábua de recados em um blog de decoração e resolvi testar: aprovadíssimo! Além de ser bem fácil de fazer, fica bem acabado, dá até pra presentear alguém se a grana estiver curta.

Você vai precisar de:

1. Uma prancheta, comprei a que tem o fundo branco e você já vi saber porquê;
2. Um pouco de tecido com uma estampa linda, para uma prancheta de tamanho A4, considere um retângulo de 30x41cm, para sobrar 3cm nas laterais;
3. Cola branca. Aquela mesma de fazer trabalhos da escola, lembra?
4. Um pincel para ajudar a espalhar a cola;
5. Vinil adesivo transparente, aquele que sua mãe comprava para encapar os livros, da mesma época da cola branca. 

Primeiro você vai ter que tirar o clipe da prancheta, é um trabalhinho duro mas o resultado fica muito melhor se tirá-lo e recolocá-lo depois. Usei uma régua de aço para levantar um pouco a aba e terminei o serviço com um alicate, do tipo de fazer bijuteria, sabe?

Feito isso e com o seu retângulo do tecido já cortado, besunte a parte de cima da prancheta com a cola branca, sem exageros mas de maneira que cubra toda a superfície.

Posicione o tecido em cima da prancheta e alise com a mão para que não fique nenhum engruvinhado. Feito isso, vire a prancheta para colar as bordas do tecido por trás, vale cortar o excesso de tecido que fica quando as pontas das laterais se encontram.

Com a ponta da tesoura, enfie no buraco onde vai o clipe da prancheta para que fique mais fácil de recolocá-la depois.

Agora a parte mais chata: esperar secar! Se o seu tempo for curto, faça uso do secador de cabelos, seca que é uma beleza!

Pegue o seu retângulo de plástico adesivo transparente, estique-o (ô coisa ruim de ficar esticada, viu?) e tire uma parte do papel protetor. Cole o topo sobre o tecido da prancheta e vá alisando com um paninho, sempre do meio para as bordas, lembra disso?

Se errar, relaxe! Dá pra descolar o pedacinho e continuar numa boa. Com toda a parte da frente pronta, vire a prancheta e cole as bordas com o mesmo critério do tecido.

Para dar acabamento nesse caso, eu usei um retalho do feltro que tinha aqui em casa e colei no fundo da prancheta, mas você pode fazer isso com o próprio tecido usado na frente (eu fiquei com dó de gastar o meu!), ou com papel craft ou sem nada se você não for mostrar os fundilhos pra ninguém!

Recoloque o clipe da prancheta e pronto! Usei o mesmo alicate de bijuteria para dobrar a aba do clipe novamente.

Para dar uma humilhada, ainda fiz um apagador: recortei uma das figuras da estamapa do tecido, colei o papel termocolante nele e colei em um fundo de feltro, no recheio do sanduíche, passei uma fita de gorgurão para amarrar no clipe da prancheta. Luxo!

Para escrever, use caneta para quadro-branco e para limpar, qualquer paninho resolve. O clipe da prancheta ainda te ajuda a deixar o recado mais completo, no caso de contas a pagar, por exemplo.

A ideia achei aquiVeja o passo a passo na galeria abaixo.

 

(* Larissa Lieders é arquiteta e tem um blog sobre decoração. Twitter: @LarissaLie)

matérias relacionadas