Lygia Fagundes Telles

por Layse Moraes

A escritora completa 90 anos neste mês e ganha noite de homenagens no Rio de Janeiro

Neste dia 19 de abril, sexta-feira, a escritora Lygia Fagundes Telles completa 90 anos. Um dos maiores nomes da literatura brasileira, publicou mais de 10 livros, entre eles o romance “Ciranda de pedra” e o livro de contos “Antes do baile verde”.

Suênio Campos de Lucena, organizador de “Durante aquele estranho chá”, com textos de Lygia sobre sua trajetória pessoal e literária, diz que é preciso que o leitor levante a pele de suas palavras, “sob a pele está a face oculta do sentido mais profundo”.

Em 1977, Lygia foi entrevistada por Clarice Lispector e quando perguntada sobre a raiz de seus textos, respondeu: “Lembro que algumas ideias podem nascer de uma simples imagem. Ou de uma frase que se ouve por acaso. A ideia do enredo pode ainda se originar num sonho, tentativa vã de explicar o inexplicável, de esclarecer o que não pode ser esclarecido no ato da criação. A gente exagera, inventa uma transparência que não existe porque - no fundo sabemos disso perfeitamente - tudo é sombra. Mistério.”

 

"Me leia enquanto estou quente"

 

Ainda na mesma entrevista, Clarice quis saber qual era a pergunta que Lygia mais respondia: “A pergunta constante, compensa escrever? Economicamente, não. Mas compensa tanto por outro lado. Através do meu trabalho fiz os meus melhores amigos. Ainda é preciso lembrar do leitor, da solidariedade desse leitor que me procura e me abraça. 'As glórias que vem tarde já vem frias', escreveu o poeta, aquele Dirceu de Marília. Quero dizer então, me leia enquanto estou quente.”

Em comemoração ao aniversário de Lygia, o Instituto Moreira Salles do Rio de Janeiro realiza nessa quinta-feira, dia 18 de abril, às 20h, o evento Uma noite com Lygia. O destaque da programação é a leitura dos contos “Pomba enamorada ou uma história de amor” e “Natal na barca” pela atriz Júlia Lemmertz.

Vai lá: Uma noite com Lygia
Leitura de contos por Júlia Lemmertz
18 de abril de 2013, às 20h
Auditório do Instituto Moreira Salles – Rua Marquês de São Vicente, 476, Gávea - Rio de Janeiro/RJ
Entrada franca (Lugares limitados – distribuição de senhas a partir das 19h)
Tel.: (21) 3284-7400/ (21) 3206-2500

(*) Layse Moraes é uma jornalista apaixonada por livros e que mantém o blog Coração Nonsense

fechar