por Redação
Tpm #171

Com a Tpm, a jornalista soteropolitana e curadora da Flip compartilha seus livros de cabeceira

Joselia Aguiar é a segunda mulher à frente da curadoria da Flip (a primeira foi Ruth Lanna, em 2005 e 2006). É ainda autora de uma biografia de Jorge Amado, prevista para 2017. Aqui, a jornalista soteropolitana compartilha seu amor pelos livros.

1. Um canal literário no YouTube: Descobri há pouco o Thug Notes, que é bem engraçado, com resenhas anedóticas de grandes clássicos. Há uma série de vídeos só sobre Shakespeare.

2. Uma livraria no mundo: A Hatchards, em Piccadilly, Londres. No slogan, se declara a mais bonita do mundo. Decerto é das mais antigas [1797]. Quando vivi lá, ia uma vez por semana. Um dia, vi Gore Vidal autografando. Noutro, ninguém podia entrar porque a rainha estava fazendo compras.

LEIA TAMBÉM: Livros, CDs e autores de cabeceira da poeta Mel Duarte, que deu a letra na Flip de 2016

3. Um sebo que vale a visita: Frequentei durante muito tempo o sebo Avalovara, mantido pelo escritor Evandro Affonso Ferreira, em Pinheiros, São Paulo. Ia praticamente todo dia. Só tinha coisa boa. Trocou de dono, e é agora de outro escritor, o Bernardo Ajzenberg, que mantém prateleiras de obras imperdíveis.

4. Seu livro de cabeceira do momento: Estou lendo a biografia da Xica da Silva, que acabou de ser lançada pela Ana Miranda.

5. A livraria do coração: Boto Cor-de-Rosa, em Salvador. É uma quixotesca livraria de rua, no bairro da Barra. Espécie de parada obrigatória por quem passa em terras baianas.

6. Sua personagem preferida: Diadorim, de Grande sertão: Veredas. Pela aventura, coragem e força suave.

7. Um blog de literatura: Livros abertos, o blog da Camila von Holdefer, uma estudante de filosofia do Rio Grande do Sul. É admirável sua dedicação à leitura e à escrita de resenhas sobre os melhores livros publicados no país.

8. Sua autora preferida: É difícil citar uma só. Entre as vivíssimas, Alice Munro é um gênio.

LEIA TAMBÉM: A celebração da poesia marginal de Ana C. na Flip 2016

Créditos

Foto principal: Divulgação

matérias relacionadas