Contém glúten, ops, imagem modificada

por Nina Lemos
Tpm #93

O que achamos sobre o projeto de lei na França que quer colocar ”selo Photoshop” em revistas

Se o Brasil fosse a França, além de a gente falar francês e ter mais chances de comprar coisas na Chanel, você correria o risco de ver na capa da Tpm a seguinte mensagem: “Esta imagem foi modificada digitalmente e pode não corresponder à realidade”. Como assim? Bem, existe um projeto de lei em andamento no país que prevê a obrigatoriedade dessa mensagem na capa de todas as revistas que usam Photoshop. E quem não colocar vai ter que pagar uma multa pesada.

OK. Somos as primeiras a repetir sem parar que “imagem não é tudo”. Achamos mesmo que todo mundo ficar com cara de jovem porque teve sua imagem modificada em computador é ruim. Afinal, isso faz com que as pessoas reais, que estão aí andando pelo mundo, corram atrás de um padrão de beleza fora da realidade. Só que achamos que a França está radicalizando. Afinal, até a Tpm usa o tal programa de computador. Só que em dose baixa.

Como tudo na vida, amigos deputados franceses, existe uma questão de senso de noção. Nunca foi objetivo da Tpm fazer com que alguém pareça outra pessoa. Muito pelo contrário. E achamos que você, que conhece a revista, sabe bem disso. Para mostrar para vocês por que (e como) usamos o Photoshop, já que não temos nada para esconder, conversamos sobre o assunto com Rafaela Ranzani, nossa chefe de arte.

Em que casos a Tpm usa Photoshop? Tratamos todas as imagens da revista no Photoshop para equilibrar cor, luz e calibrar com a gráfica. Ou seja, fazemos isso para que as imagens não saiam pretas demais, vermelhas demais, amarelas demais. Não eliminamos rugas nem pintas ou cicatrizes – a não ser que seja uma exigência do personagem. Equilibramos o tom da pele e em alguns casos suavizamos uma ruguinha ou outra. Se a maquiagem borrou, dá pra arrumar. E, se a cor do fundo não ficou tão legal, também. Diminuir barriga e deixar a pele lisinha não é com a gente!

Qual é a diferença do Photoshop usado pela Tpm e o de revistas como a Nova? A maioria das revistas exagera tanto no tratamento de pele que a pessoa fica com aparência de plástico. A pele fica sem textura, reparem! Na Tpm a gente quer as pessoas como elas são, com rugas, poros, de carne e osso.

Numa escala de 1 a 10 do Photoshop, você diria que a Tpm usa quanto? 2!

 

fechar