por Diogo Rodriguez

Exposição em São Paulo apresenta reinterpretações das bonequinhas russas, as matrioshkas

Beth Ditto, a musa gordinha da banda The Gossip, virou boneca russa na exposição Magioskas, que começa nesta segunda-feira (07/12). O ilustrador Zé Otávio aproveitou que o tema da mostra e homenageou a cantora, desenhando-a na forma de uma matrioshka, que é um conjunto de bonecas decorativas ocas que cabem umas dentro das outras.

Outros sete ilustradores (Hiro Kawahara, Carlo Giovani, Leo Gibran, Samuel Casal, Zé Otávio e Fernando Chamarelli e Fernanda Guedes) apresentam suas versões da boneca em diversos formatos e interpretações da cultura russa. Fernanda Guedes é a única representante feminina em Magioskas e conversou sobre o site da Trip sobre a exposição:

A exposição traz um novo formato de matrioshkas?
É um misto de cultura russa focado na forma na boneca. A ideia da exposição surgiu das bonecas russas, do fato de elas caberem dentro umas das outras, terem passado, presente, futuro, serem pequenas, médias, grandes, os significados que elas carregam. A partir do formato da boneca, a inspiração foi diferente para cada um dos artistas. Alguns trabalharam em cima da forma da matrioska – alguns de nós fizeram algumas delas que estarão expostas,. Outros artistas lidaram com a cultura russa, máfia russa,  igreja ortodoxa, as noivas por encomenda. Um deles, Zé Otávio, fez uma matrioska inspirada na cantora Beth Ditto [da banda The Gossip]. Cada um criou um trabalho dentro de seu estilo.

Quais formatos você escolheu?
Trabalhei com recortes de MDF no formato da matrioska, pintei três bonecas que entram umas dentro das outras e vou exibir também os esboços que foram feitos antes de eu passar os recortes para o MDF.

O processo de produzir as obras também estará exposto?
Como é uma exposição de ilustradores, tem os esboços e todos os passos do processo: como foi feito o estudo e as obras.

 

Quando: a partir de 07/12, até 09/01/2010
Onde: Livraria Pop (Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 297, Pinheiros; telefone: 3081-7865)
Quanto: gratuito

 

fechar