Vai uma bandeja de carne aí?

por Clarice Machado

Protesto sangrento na Times Square questiona o consumo de carne no mundo

 

A instituição PETA (People for the Ethical Treatment of Animals, que em português quer dizer Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais) fez uma manifestação pacífica porém sangrenta, na última semana na Times Square, em Nova York.

Pessoas deitaram despidas dentro de bandejas ensanguentadas e forradas com plástico filme, similares às que consumimos nos supermercados e açougues para a compra de pedaços de carne. Devidamente etiquetados, cada pessoa ou bandeja fornecia a seguinte informação: "Carne: Bilhões de animais são abusados e violentamente mortos porque você come carne".

O protesto tentou, mais uma vez, abrir as portas para que a filosofia "viva e deixe viver" do vegetarianismo pudesse se sobressair em lugar da filosofia "viva e deixe morrer" atualmente em vigor em grande parte do mundo.

O descaso com o consumo de carne incomoda não só os protetores da vida animal, mas os ativistas e defensores dos direitos humanos, e enquanto o protesto acontecia nas ruas de Times Square, comentários maldosos da mídia afirmavam que a PETA nunca seria levada a sério enquanto jogar tinta nas pessoas como forma de protesto.

Se tinta é mesmo a melhor forma de protestar contra o consumo da carne animal ou não é, esta é um questão a se discutir. Mas a interferência artística e o questionamento de surpresa no meio da rua pegou um monte de gente desprevinida, e que ao ver e entender a manifestação, comentava que perdeu o apetite, ou se perguntava o que deveria almoçar, agora, depois de visto isso.

fechar