play

A favela chega à Onu

por Camila Eiroa

Helio de la Peña acompanhou a Semana Global da CUFA em Nova Iorque e contou o que viu por lá

A Central Única das Favelas foi dar um rolê em Nova Iorque na Semana Global da CUFA, realizada pela CUFA Global e produção da CUFA NY, CUFA RJ e Infavela. Diversos eventos aconteceram entre os dias 19 a 22 de setembro e muita gente bacana estava lá pra mostrar a cultura da quebrada. A ONG, que tem como um dos fundadores o rapper MV Bill ao lado Nega Gizza (também diretora do maior festival de rap, HUTÚZ), tem como objetivo empoderar o povo da favela com atividades ligadas a cultura.

O ator e colaborador da ONG Helio de la Peña contou para a Trip como foi a experiência de ver a iniciativa no exterior: "Normalmente vamos a NY para aprender, mas dessa vez vi o povo ensinando, dando uma lição de Brasil e de vida na favela. Foi uma experiência inesquecível, tinha muita gente interessada em conhecer melhor nosso país além dos cartões postais".

No vídeo abaixo, ele mostra todas as atividades que rolaram, desde grafitti até mesmo uma apresentação do famoso passinho. "Destacaria o painel Arte sem fronteiras, na Fundação Ford e o Afro Day, que aconteceu no Bronx, com intervenções de grafite, capoeira e congado. O ponto alto da semana foi a sessão na ONU em que a CUFA teve seu trabalho reconhecido. Um novo país garantiu seu lugar nas Nações Unidas, o país chamado Favela", diz.

fechar