por Redação

Jovem surfista que morreu pouco antes de se tornar padre pode virar santo

Que o Papa Francisco anda inovando, todo mundo sabe, o que ninguém esperava é que um surfista poderia ser canonizado. É o caso do seminarista Guido Schaffer, que nasceu em Volta Redonda em 1974 e, além de surfar, era médico e conhecido pelo seu engajamento em questões sociais. Ele faleceu aos 34 anos (2008), pouco antes de se tornar padre, devido a complicações em uma convulsão depois de se afogar.

Desde o falecimento, todo o dia 22 (data em que comemorava seu aniversário), pessoas se reúnem em missa celebrada em seu túmulo no cemitério São João Batista, em Botafogo. Passados cinco anos, um pedido de beatificação de Guido foi recebido no Vaticano e recebeu o "Nihil Obstat" – nada consta –, e então se deu início o processo pela Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Ele fazia parte do corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e atendia gratuitamente a moradores de rua. Algumas das histórias do surfista foram enviadas ao Vaticano para demonstrar que ele vivia segundo os ensinamentos da Igreja Católica. O delegado episcopal para a Causa dos Santos da Arquidiocese do Rio, Dom Roberto, o chamava de “São Francisco Carioca” e acredita que é a chance de termos outro santo brasileiro.

O processo pode ser iniciado até janeiro de 2015. Amém!

fechar