Olhando para cima

por Luiz Filipe Tavares

Dois vídeos com uma amostra do mais bonito céu noturno no observatório ALMA, no Chile

O Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA) é um projeto internacional que está instalando a maior estrutura de estudos astronômicos da história da humanidade. No planalto Chajnantor, em meio ao deserto do Atacama, uma iniciativa multinacional está instalando uma série de 66 antenas de rádio para a observação espacial com o objetivo de estudar mais de perto as origens do universo. Programado para estar em operação completa ainda no ano que vem, a matriz do projeto fica a 5 mil metros de altitude em um dos pontos com melhor visibilidade do céu noturno em todo o planeta.

Astrônomo, físico e artista visual portoriquenho, José Francisco Salgado trabalha na instalação do ALMA no Atacama. Em duas noites distintas, ele capturou em sua câmera dois momentos de visibilidade total no céu do deserto, produzindo imagens de tirar o fôlego do teste simultâneo de quatro antenas já instaladas no planalto. 

O observatório começou a funcionar na última segunda, dia 3, depois de 12 anos de preparação. Nos projetos desde 1998, o custo estimado para a construção ultrapassa US$ 1.3 bilhão, o que o torna o mais caro investimento astronômico em construção no planeta. A resolução espacial das imagens captadas ali serão de 10 miliarcsegundos, ou seja, até cinco vezes mais nítidas do que as fotos tiradas pelo telescópio espacial Hubble.

O resultado você vê nos dois vídeos abaixo, uma pequena amostra de todo o potencial que o observatório ALMA terá à sua disposição em todas as noites. 

 

 

(via Laughing Squid)

fechar