O pior parque de diversões do mundo

por Luiz Filipe Tavares

Mangyongdae, a disneylândia da Coreia do Norte, não é o lugar mais feliz da terra

Pense em um parque de diversões que não passaria em nenhum teste de segurança de nenhum país do mundo. Agora imagine que esse é o último parque do tipo aberto no seu país. Se você nunca foi para a Coreia do Norte (e provavelmente você não foi) e não conheceu as maravilhas de Mangyongdae, você não faz ideia do que é um parque realmente jogado às traças. O último reduto da diversão familiar no país de Kim Jong-il é a disneylândia nortecoreana, mas você não verá muitos rostos felizes por lá.

Praticamente vazio em qualquer dia do ano, o parque fica a cerca de 16 km da capital Pyongyang. Com brinquedos em péssimas condições, os reparos são raramente feitos e normalmente acontecem enquanto eles estão funcionando. De acordo com a reportagem do site Kuriositas, funcionários do Estado costumam recrutar fazendeiros locais para testar os brinquedos em funcionamento. 

Segundo o site, qualquer equipe de reportagem estrangeira que é levada para ver o parque tem de esperar por horas enquanto as autoridades do país saem recrutando pessoas para "voluntariamente" passear em Mangyongdae, deixando assim o parque com uma cara menos abandonada. Mesmo com todo esse, digamos, incentivo, nortecoreanos tendem a evitar passeios no parque de diversões por motivos claros de falta de segurança.

Além das montanhas russas e rodas gigantes enferrujadas e perigosas, o parque conta com diversões mais "seguras". Quem não quer arriscar a vida em um passeio pelo looping, pode brincar de tiro ao alvo contra invasores estrangeiros em uma das bancas de brincadeiras presentes em Mangyongdae. 

Na galeria no alto da página, você vê algumas imagens do parque e suas condições de total abandono. Para ver mais dessas fotos e outras imagens de viagens pela Coreia do Norte, visite as páginas de (Stephan) e BrianH no Flickr.

Vai lá: Kuriositas

 

fechar