por Camila Eiroa

Quatro amigos se juntaram em um coletivo urbano. Entre estencils e grafites, resolveram fazer estampas em camisetas inspirados por bueiros

Você costuma prestar atenção nas tampas de bueiros espalhadas pelas ruas por onde anda? Pode não ser um hábito muito comum, mas é o que inspirou quatro rapazes a fazerem camisetas. Pedro Falcão, Bruno Magrini, Lello di Sarno e Dylan Salmona criaram o coletivo Satisfação Garantida no ano de 2003. "Todos temos trinta ou trinta e um anos", conta Pedro, que falou com a Trip sobre o grupo e pinta camisetas desde 1997.

Os amigos começaram a pintar camisetas com estencils que também eram usados para grafitar a cidade de São Paulo. Em 2005, foram convidados para participar de um evento junto com a Cooperativa da Kombi, cujo tema eram as feiras de rua. Lá, as inspirações começaram. "Usei as próprias frutas como matriz para as estampas, mas não ficaram tão boas assim. No entanto, esse processo me fez enxergar a possibilidade de fazer gravura das coisas e de reparar nas texturas do mundo", diz o integrante do grupo.

Prestar atenção no mundo foi o pontapé inicial para começar com as bueirogravuras, como são chamadas. Pedro relata que reparou em um bueiro com "textura legal" caminhando na rua e resolveu imprimir uma camiseta a partir dela. O resultado foi positivo e, então, prestar atenção nas tampas que fazem parte das calçadas virou rotina. "Em São Paulo há uma enorme variedade de bueiros, e cada cidade tem bueiros diferentes. Desde então, sempre que viajamos fazemos algumas camisetas."

Outras cidades entraram no mapa de camisetas da Satisfação Garantida. Roma, Havana, Paris, Berlim, Viena, Budapeste, Praga, Lisboa, Istambul e Rio de Janeiro. Além da diversidade de estampas, o coletivo (que virou marca) garante que cada peça é única, já que o processo da gravura sempre "gera alguns (d)efeitos especiais". Toda a logística depende das viagens e não existe estoque. "A maior parte das vendas das camisetas de bueiros gringos é feita pela internet enquanto estamos nos lugares".

Para Pedro, o trabalho faz com que as pessoas acabem prestando mais atenção nos detalhes do dia a dia, que geralmente passam despercebidos. "Depois de conhecerem nosso trabalho, as pessoas vêm nos contar como é engraçado passar a vida toda com algo embaixo do nariz e não reparar. Acaba gerando esse efeito de transformar o olhar passivo em ativo. Essa pegada urbana sempre foi uma identidade nossa."

O preço médio de cada uma das peças é de 75 reais. Vai lá: facebook.com/bueirogravura

Créditos

Imagem principal: Divulgação / Alex Cassiano

fechar