Laranja Mecânica: O musical

por Luiz Filipe Tavares

Fundação Anthony Burgess dá sinal verde para adaptação do livro clássico para o teatro

Fora da costa leste dos Estados Unidos, onde os musicais são considerados a verdadeira forma de arte nacional, essa fórmula teatral é vista com certa reserva, para dizer o mínimo. Por isso é tão impensável que, na Inglaterra, a Fundação Anthony Burgess tenha dado sinal verde para a produção da versão musical do clássico literário A Laranja Mecânica, obra prima da ficção científica britânica eternizada no cinema através de Stanley Kubrick e da atuação memorável de Malcolm McDowell como o jovem e perverso Alex.

De qualquer forma, a fundação que leva o nome do autor do clássico aprovou definitivamente os já antigos planos da produção do musical, que será interpretado em sua versão original pela primeira vez desde 1990. E desta vez a produção contará com a trilha musical original composta pelo próprio Burgess mais de dez anos antes de sua morte. Segundo os diretores da Fundação Burgess, o autor também era um compositor muito competente, que escreveu de próprio punho a versão para os palcos de sua mais importante obra.

"O musical foi uma forma que Burgess encontrou para revisar a história", revelou o Dr. Andrew Biswell, diretor do braço internacional da Fundação Burgess, em entrevista à BBC. "A música é muito importante porque estabelece o tom e o humor da peça. O clima é bem próximo de Amor, sublime amor (West Side Story), só para citar uma influência mais óbvia."

Arrepios percorrem a espinha dos fãs da obra original e da adaptação de Kubrick para o cinema. Os arrepios aumentam ainda mais quando percebemos que a primeira adaptação musical do livro foi montada pela respeitadíssima Royal Shakespeare Company, ainda no início dos anos 90, mas com trilha musical de Bono e The Edge, do U2, dupla responsável pela trilha de outros musicais como a ainda nada convincente adaptação para a Broadway da história do Homem-Aranha.

De qualquer forma, a adaptação era um desejo de Burgess, que adoraria ver no teatro a versão cantada de sua obra-prima. De acordo com o Dr. Biswell, essa foi a maneira que o autor encontrou de reaproximar-se da Laranja Mecânica, uma história que praticamente pertence ao diretor Kubrick graças à sua brilhante adaptação cinamatográfica que passou 27 anos banida da Grã-Bretanha graças à violência sexual constante da primeira hora de filme. 

"A razão para Burgess querer montar sua adaptação do livro para o teatro tanto tempo depois do filme de Kubrick é simples: ele queria confirmar sua própria autoria da história."

Anthony Burgess não viveu o suficiente para ver sua adaptação estrear nos palcos em sua versão completa. Mas com a Fundação Burgess na produção, não deve demorar muito até chegarem as primeiras notícias dos estágios primários dessa produção. Agora é torcer para que esse clássico da literatura mundial chegue aos palco inteiro, com texto integral e sem comprometer a importância do livro que registra um dos mais importantes períodos da literatura britânica.

Site: www.anthonyburgess.org

fechar