por Redação

Publicadas de maneira avulsa ou jamais editadas, peças do escritor e dramaturgo Naum Alves de Souza são reunidas em três volumes pela editora Descaminhos. Lançamento acontece hoje, no Espaço Cult, em São Paulo

Um dos maiores autores das últimas décadas no teatro brasileiro, inexplicavelmente pouco lembrado em retrospectivas e panoramas críticos, o paulista Naum Alves de Souza (1942) volta à cena. A editora Descaminhos lança hoje, em São Paulo, o teatro completo do escritor e dramaturgo. Serão três volumes, em e-book, à venda na loja Kindle, da Amazon. Entre as peças, estarão textos já clássicos como No Natal a gente vem te buscar, Um beijo, um abraço, um aperto de mão, Suburbano Coração, Nijinsky, Aquele ano das marmitas, Strippers e Operação Trem-Bala.

No teatro, a experiência é sempre única. O caráter imediato, não mediado, não deixa registros. Por isso, a edição dos textos de Naum é uma oportunidade de se conhecer uma obra fundamental da ficção brasileira da segunda metade do século vinte. "O Naum é um personagem rico. Virou artista nos anos da ditadura militar, e conseguiu criar um teatro que escancarou, com um humor muito particular, as entranhas e os cinismos do poder", comenta o editor da coleção, historiador e colunista da Trip, André Caramuru Aubert. "E não se trata apenas do poder político, mas também, e principalmente, de dois universos sempre presentes nos trabalhos de Naum. Em primeiro lugar, os dramas da famílias de classe média, das capitais e cidades de interior, famílias de fazendeiros decadentes, de patriarcas e tias solteironas. Em segundo, há o poder religioso, e as críticas de a padres, bispos etc. Essas críticas estão entre as mais agudas que já se escreveram em nosso país."

A trajetória de Naum começou nos anos 70, quando fundou o grupo experimental de teatro Pod Minoga (ao lado de Carlos Moreno, Flávio de Souza, Tacus e Mira Haar). Foi também um dos cabeças da versão brasileira do programa de TV Vila Sésamo. De lá para cá, atuou como cenógrafo, figurinista, artista plástico, diretor e, claro, autor de inesquecíveis peças de teatro – algumas, como A aurora da minha vida, estão entre as mais encenadas do nosso teatro. 

"Penso que ninguém, no teatro brasileiro das últimas décadas, falou tão profundamente, e ao mesmo tempo com tanto humor, um humor amargo, da alma dos brasileiros", diz Caramuru Aubert. Com a publicação de seu Teatro Completo, a obra de Naum parece próxima de atracar – na imaginação de seus leitores. 

Vai lá Teatro Completo, de Naum Alves de Souza. Três volumes, todos à venda na loja Kindle, da Amazon, R$ 15,90 cada. O coquetem de lançamento acontece hoje, das 19h às 22h, no Espaço Cult (Rua Aspicuelta, 99, Vila Madalena)

fechar