por Luiz Filipe Tavares

Brasileiro disputa o título contra o mais badalado lutador americano entre os meio-pesados

Neste sábado, 10 de dezembro, o Air Canada Centre em Toronto recebe o UFC 140, com disputa pelo cinturão dos meio pesados entre o desafiante brasileiro Lyoto Machida e o atual campeão, o americano Jon Jones. Nessa noite, o lutador paraense tem a chance de recuperar o título perdido para o compatriota Maurício "Shogun" Rua em maio do ano passado, sua primeira derrota na carreira de profissional depois de 16 triunfos seguidos, sendo o último da série contra o próprio Shogun. 

Agora Lyoto volta com tudo para enfrentar a maior promessa americana no esporte em muito tempo. Jones é de longe o favorito da torcida com suas combinações de joelhadas e chutes giratórios. Ele mantém um cartel impressionante de 14 vitórias, sendo 7 por nocaute, 4 por finalização e duas por decisão unânime. A única derrota em sua carreira aconteceu contra Matt Hamill, depois que Jones aplicou uma cotovelada ilegal no oponente. 

Depois da derrota para Shogun, Lyoto ainda perdeu mais uma, dessa vez contra Quinton Jackson, em decisão dividida que envolveu muita polêmica. Mas após amassar o herói americano Randy Couture no UFC 129, Machida voltou a receber um title shot e, desta vez, pode acabar com o reinado da mais nova estrela do MMA.  

Lyoto foi páginas negras da Trip, em 2009 [leia aqui] e, na ocasião, falou sobre carreira, o desejo de entrar para a história do esporte e sobre a família: “Apanhava na bunda. Com chinela, ele dava no rosto. Mas, cada vez que batia, era amor que queria botar”, disse Lyoto sobre o pai. 

 

No Brasil, a luta é transmitida em Pay Per View pelo canal Combate, a partir das 20h30. O card principal do UFC 140 ainda conta com as lutas de Mark Hominick (Canadá) contra Chan Sung Jung (Coreia do Sul) pelos peso-pena, Tito Ortiz (EUA) contra Rogério Minotouro Nogueira (Brasil) pelos meio-pesados e o muito aguardado embate entre Frank Mir (EUA) e Rodrigo Minotauro Nogueira pelos pesados.

fechar